A Mercedes-Benz entra para a era de ônibus híbridos no Brasil com a apresentação do chassi HíbridoBR durante a FetransRio, feira do setor que aconteceu até a sexta-feira (5), no Rio de Janeiro. O chassi foi projetado pelo centro de desenvolvimento da montadora em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, em parceria com a Eletra, empresa brasileira especializada em tecnologia de tração elétrica para transporte urbano.
O modelo combina sistema de propulsão diesel-elétrico, no qual o motor a combustão serve como gerador de energia para o elétrico, que, por sua vez, é responsável pela tração. A tecnologia conta ainda com o princípio de regeneração de energia a partir da frenagem do veículo, que alimenta as baterias.
Segundo o vice-presidente de ônibus da Mercedes-Benz para América Latina, Ricardo Silva, a iniciativa partiu da avaliação de importar os modelos híbridos que são vendidos nos Estados Unidos. “A solução de trazer um modelo híbrido não atende os operadores brasileiros e não agrega valor às suas operações”, argumentou.
O conceito apresentado na feira foi montado sobre o chassi O 500 U, com entrada baixa (low entry), para carrocerias de até 12 metros de comprimento e 18 toneladas de peso bruto total (PBT). O motor mecânico traseiro é o OM 924 LA, de 4 cilindros, que atende os limites de emissões do Proconve P7 (Euro 5), pode ser abastecido com diesel de cana ou biodiesel B20. O veículo não tem câmbio, a frenagem é elétrica e o motor opera com aceleração controlada.
O gerente de marketing de produto ônibus da empresa no Brasil, Curt Axthelm, informa que o veículo é "adaptado às características já conhecidas pelas empresas e operadores de transporte de passageiros nas nossas cidades”. O executivo acrescenta que a empresa trabalha também no desenvolvimento da tecnologia híbrida para os modelos articulados e que os mesmos chassis O 500 sem o motor diesel podem ser aplicados ao mercado de trólebus, sem alterações para seu encarroçamento.
Ainda em fase de desenvolvimento final e testes, o produto tem lançamento comercial previsto para o segundo trimestre de 2013.
Lançamento
Além do HíbridoBR, a Mercedes-Benz apresentou oficialmente o chassi LO 916 para micro-ônibus, que marca a volta da fabricante ao segmento. Reformulado para a implementação de melhorias, o chassi atende os segmentos urbano e rodoviário e também é indicado para o transporte escolar.
As principais mudanças são o reposicionamento do motorista, que avançou ainda mais na parte dianteira do veículo, o que aumentou o espaço do salão de passageiros. Na versão urbana, o veículo comporta até 31 assentos no modelo com uma porta ou 24 na opção com duas portas. Para o transporte rodoviário a configuração permite 31 lugares e para o escolar, 38.
O modelo, cujas vendas começaram em agosto, já teve 800 unidades entregues das 1,1 mil projetadas para este ano, informa Gilson Mansur, diretor de vendas e marketing de ônibus no Brasil. O preço do veículo está na faixa de R$ 147 mil.
“Após ficar fora do mercado de veículos escolares em 2011, nossa meta é aumentar a participação de 18,9% para 20% até o fim do ano”, projeta Mansur.
Mercado
Mansur reforça que a prioridade da montadora é a manutenção da liderança, com participação de 50%. As vendas de ônibus da montadora somaram pouco mais de 10 mil unidades entre janeiro e setembro, queda de 8% na comparação com igual período do ano passado. O índice ficou abaixo da queda total do mercado no período, de 13,4%, com vendas de 21,8 mil unidades, segundo dados da Anfavea.
Apesar do resultado, o executivo diz que o mercado está retornando gradativamente. “Após 2011 atípico, com antecipação de compras e um primeiro semestre de 2012 difícil, o mercado começa a apontar o que consideramos ideal neste momento.”
As projeções da montadora indicam que o licenciamento total de ônibus no País deverá encerrar o ano com queda de até 10% sobre 2011, para 30 mil unidades.
Por Sueli Reis/ Automotive Business