Randon avalia joint venture com fabricante chinês de escavadeiras

Estudos de viabilidade devem durar seis meses, mas Randon já comercializará as máquinas chinesas no período

A Randon, de Caxias do Sul, firmou memorando de entendimentos com a empresa China Sinomach Heavy Industry Corporation para avaliar a viabilidade de constituir joint venture no Brasil para a fabricação e venda de escavadeiras. A associação, se confirmada, ampliará o leque de atuação da Divisão Veículos da Randon, que produz caminhões fora de estrada e retroescavadeiras em Caxias do Sul, e tem parceria com a italiana Perlini para a venda e assistência técnica de caminhões especiais com capacidade para até 100 toneladas no Brasil.

A diretoria da Randon não se pronunciou além do que foi divulgado no comunicado enviado à Bolsa de Valores. A fonte autorizada, seu diretor de relações com investidores, Astor Schmitt, está em viagem ao exterior, com retorno programado para a próxima semana. A assessoria de imprensa da Randon adiantou, no entanto, que os estudos de viabilidade deverão demandar em torno de seis meses. Durante esse período a empresa caxiense comercializará, sob a marca conjunta Randon/Sinomach, as escavadeiras fabricadas pela Sinomach. Por meio da controlada Fras-le, a Randon tem na China uma fábrica para a produção de pastilhas de freios.
 
O mercado, no entanto, avaliou de forma positiva o anúncio. A associação, se confirmada, é vista como oportunidade para a oferta de um novo produto no portfólio da Randon, especialmente para atender a mercados da construção civil, que vêm apresentando expansão. Além disso, é um equipamento necessário aos investimentos em infraestrutura para os próximos eventos esportivos.
 
As dúvidas do mercado são quanto à forte concorrência que terá de ser superada, pois este mercado é atendido por grandes players, que praticamente dominam o segmento nacional de escavadeiras. Também é motivo de dúvida a perda de competitividade em relação a preço, pois, por serem máquinas importadas, inicialmente sofrerão com as barreiras comerciais que os concorrentes locais não têm.
 
A Sinomach é uma indústria de grande porte, fabricante de máquinas e equipamentos pesados, com forte capacidade de pesquisa e desenvolvimento na área de engenharia veicular e maquinaria. É uma subsidiária integral da Sinomach Group, listada como uma das 500 maiores empresas do mundo.
 
Por Roberto Hunoff/Jornal do Comércio (RS)
 

Tópicos: