John Deere estreia em segmento de construção no Brasil

Empresa anunica investimento de US$ 180 milhões em duas fábricas no Brasil

A John Deere, tradicional fabricante de máquinas agrícolas,anunciou ontem (30) o início de suas operações no segmento de construção no Brasil. A norte-americana investirá US$ 180 milhões para a construção de duas fábricas dedicadas ao segmento, que serão erguidas em Indaiatuba (SP), onde está a sede regional da empresa na América Latina.

A maior parte do investimento, US$ 124 milhões, serão recursos da John Deere aplicados 100% em uma das fábricas, que montará um modelo de retroescavadeira, cinco modelos de pás-carregadeiras de rodas, dois modelos de motoniveladoras e três de tratores de esteira. Os US$ 56 milhões restantes serão da Hitachi Construction Machinery, com quem a John Deere firmou parceria em 2011. No Brasil, a parceria produzirá quatro modelos de escavadeiras, de 16 a 35 toneladas, de ambas as marcas, que serão distribuídas pela mesma rede de concessionários. 
 
Segundo o gerente de vendas da John Deere no Brasil, Roberto Marques, a produção das duas plantas iniciam no fim de 2013. Até lá, a empresa importará dos Estados Unidos todos os modelos anunciados para vendas no Brasil, que começaram na feira. Nos próximos dois meses, a fabricante anunciará os membros de sua rede de distribuidores, que segundo o executivo, cobrirá 92% do território nacional. 
 
Marques explica que, enquanto a produção nacional não começa, o Banco John Deere oferecerá condições semelhantes às do Finame/BNDES para o financiamento das máquinas importadas, com juros de 5,5% ao ano. 
 
Segundo o presidente da John Deere no Brasil, Aaron Wetzel, a nova divisão brasileira para máquinas de construção não trabalhará em sinergia com a de máquinas agrícolas (serão duas redes distintas de distribuição) e que o foco inicial das duas fábricas é para atendimento ao mercado brasileiro. “Vamos analisar sim oportunidades em outros países, principalmente os do Mercosul, mas queremos primeiro consolidar o negócio no Brasil.” 
 
O executivo também informa que a empresa pretende atuar no segmento de aluguel de máquinas de construção por meio dos distribuidores. “Este é um nicho do mercado que vem crescendo ano a ano e que nossas revendas também vão explorar.”
 
Sueli Reis/Automotive Business

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