Randon dá férias coletivas para 1,3 mil trabalhadores

A empresa mantém inalteradas as projeções de desempenho para 2012

Com a queda nas encomendas das montadoras de caminhões e de chassis para ônibus, o grupo Randon decidiu dar férias de 4 a 13 de junho para 1,3 mil funcionários das controladas Jost, Suspensys e Master, o equivalente a 40% a 50% do quadro das três fabricantes de autopeças. A controladora Randon Implementos também vai suspender a produção de reboques e semirreboques rodoviários na semana de 4 a 8 do mês que vem, com a liberação de 3,6 mil dos 4,3 mil empregados da empresa.

Além das férias, a Jost, que produz sistemas de acoplamento, e a Master (freios) farão paradas gerais de 4 a 8 e de 1º a 8 de junho, respectivamente. Ao mesmo tempo, a Suspensys (suspensões), a Randon Implementos e a Jost vão desativar temporariamente o terceiro turno de operação e transferir 640 funcionários para o primeiro e segundo período de trabalho.
 
A Fras-le, que produz lonas e pastilhas de freios, a Randon Veículos, fabricante de veículos especiais, e a fundição Castertech não trabalharão no dia 8. A diferença é que, ao contrário dos funcionários colocados em férias, os atingidos pelas paradas terão os dias não trabalhados descontados dos salários nos próximos meses. O vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul, Leandro Velho, disse que a entidade foi contra os descontos, mas o corte foi aprovado em votação secreta pelos funcionários.
 
A Randon segue a mesma linha da fabricante de motores MWM International, que vai reduzir a jornada de trabalho e os salários de 3,9 mil funcionários administrativos e da produção das unidades de Canoas (RS) e São Paulo nos meses de junho, julho e agosto, com o objetivo de evitar a demissão de 900 trabalhadores. Em janeiro e abril a Marcopolo já havia paralisado temporariamente a produção dos miniônibus Volare.
 
Segundo o gerente-executivo de Administração e Recursos Humanos da Randon, Vanderlei Novello, o grupo não pensa em fazer demissões e o objetivo das medidas é adequar a força de trabalho ao nível de produção, afetado neste início de ano pela mudança da tecnologia empregada nos motores a diesel no Brasil a partir de janeiro.
 
Na Randon, a receita consolidada líquida caiu 21,6% nos quatro primeiros meses do ano ante igual período de 2011, para R$ 1,032 bilhão. Conforme Novello, até o fim de junho a empresa vai avaliar se serão necessários mais ajustes na produção, mas ele espera uma reação do mercado no terceiro trimestre em função das medidas de apoio à indústria anunciadas em abril pelo governo federal. Por enquanto a empresa mantém inalteradas as projeções de desempenho para 2012, que incluem receita líquida consolidada de R$ 4,2 bilhões.
 
Por Sérgio Ruck Bueno/Valor Econômico

Tópicos: