A Schulz inicia sua atuação no mercado de reposição de compressores de ar atendendo primeiramente os veículos pesados. Resultado de três anos de desenvolvimento, os compressores automotivos Schulz foram pensados a partir das necessidades dos frotistas e motoristas autônomos brasileiros, que necessitam de peças robustas e acessíveis para fazer a manutenção dos freios a ar de caminhões e ônibus. Foram investidos 12 meses em testes reais, avaliando ciclos urbanos e rodoviários.
“O mercado de reposição de compressores de ar para veículos pesados está polarizado entre itens originais ou recondicionados. Uns muito caros, outros pouco confiáveis. Nós acreditamos que é possível oferecer uma nova opção, com produtos que unem tecnologia, durabilidade e custo reduzido”, destaca Renato Schmitt, gerente de desenvolvimento da Schulz. Nos pesados atuais, o compressor de ar é a peça principal de um complexo sistema pneumático, responsável pelos freios, suspensões, portas e engates das marchas, além de interagir com as tecnologias ABS e ASR.
Na fase inicial, a linha reunirá uma série de compressores monocilíndricos, de forma a atender aos principais modelos comerciais da Mercedes-Benz e Volkswagen. Ao longo do ano, outras aplicações (com um ou dois cilindros) serão lançadas para marcas como Agrale, Ford, Iveco, Scania e Volvo.Nos pesados atuais, o compressor de ar é a peça principal de um complexo sistema pneumático, responsável pelos freios, suspensões, portas e engates das marchas, além de interagir com as tecnologias ABS e ASR.
Fundada em 1963 na cidade de Joinville (SC), a Schulz S.A. evoluiu de uma pequena fundição para uma das empresas metalúrgicas mais importantes do país. Referência em compressores de ar e produção de autopeças, emprega mais de 2.700 pessoas e suas instalações ocupam quase 80 mil m2 de área construída. Em faturamento, registrou R$ 893 milhões em 2011.