Setor de ferramentaria do ABCD se reúne com a Ford

Grupo vai discutir possível participação ou estudo em projetos com a montadora

Nesta quarta-feira (16/05) acontece a primeira reunião dos representantes do APL (Arranjo Produtivo Local) de ferramentaria com as fábricas do setor automotivo. O encontro será com diretores da Ford para apresentar o grupo e debater possíveis projetos que as empresas associadas poderão produzir. 

Os empresários de ferramentaria de Diadema e São Bernardo se uniram no final de 2011 para constituir um grupo para conseguir espaço e mercado no setor automotivo. Por conta das ferramentas importadas, principalmente chinesas,  que chegam ao País por um preço muito abaixo do produto fabricado no País, as empresas da Região se juntaram para enfrentar a concorrência desleal. “Sozinhas não temos capacidade de competir e dividindo as demandas conseguimos nos fortalecer no mercado”, afirmou um dos coordenadores do APL, Paulo Sergio Furlan Braga.
 
O APL foi constituído a partir de reuniões dos dois municípios do GT (Grupo de Trabalho) de ferramentaria. O APL é um dos instrumentos para fomentar os negócios do setor que enfrenta problemas por conta das importações. Os secretários de Desenvolvimento Econômico de Diadema e São Bernardo participam das reuniões e buscam articular ações para o grupo.
 
Outra peça fundamental para ampliar o diálogo e reverter o cenário de poucos negócios do setor são os representantes do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. “Com a articulação experiente do sindicato, o grupo tem acesso mais flexível dentro das indústrias automotivas da região”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Diadema, Luis Paulo Bresciani.
 
Cerca de seis representantes do APL irão participar da reunião com os diretores da Ford. O grupo irá explicar as intenções da união das empresas, e discutir o que elas poderão juntas oferecer, estudar participação em alguns novos projetos. Este é o primeiro passo real desta união, é a primeira grande reunião de negócios”, afirmou o  secretário de São Bernardo, Jefferson da Conceição.
 
Sobre o GT
O GT (Grupo de Trabalho) foi constituído em novembro de 2011  pelas prefeituras de Diadema e São Bernardo, Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, ABIFA ( Associação Brasileira de Fundição), ABIMAQ  (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) e empresários do ramo. 
 
E tem como principais objetivos ampliar o diálogo com as indústrias, incluindo em outros segmentos, além do setor automotivo, estabelecer um diálogo com as instituições financeira com o intuito de facilitar o crédito, e encontrar soluções de ampliação do parque fabril da Região.
 
Já ocorreram seis reuniões do GT para discutir a criação do APL, criação de uma política voltada ao segmento de moldes e ferramentaria, e a elaboração de um diagnóstico do setor da Região e do País. A partir desses encontros, alguns representantes estiveram reunidos com representantes do governo federal e do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social ) para discutir os principais problemas e possíveis soluções para o setor.
 
A 6º reunião ocorreu nesta terça-feira (15/05) no salão nobre da Prefeitura de São Bernardo,  na qual foram discutidos diversos assuntos e contou com a presença dos prefeitos de ambos os municípios. Entre os temas estavam o novo regime automotivo e a importância dele para o setor de ferramentaria, resultados de reuniões com o governo e BNDES, instituições de ensino  para capacitação de profissionais para a área,  e possíveis  eventos que poderiam ajudar a fomentar os negócios como uma feira das empresas do setor no Pavilhão Vera Cruz em outubro deste ano.
 
Sobre o APL
Cerca de 45 empresários do ramo de ferramentaria de Diadema e São Bernardo constituem o APL do setor. Com o estatuto e a formalização do grupo desenvolvidas e aprovadas,  a expectativa é de que ações mais efetivas poderão acontecer para aquecer os negócios. “Em 15 dias sai o registro oficial do grupo e a partir daí vamos discutir como será de fato na prática a composição de todos os atores, verificar preços e dividir as demandas. Esta reunião oficial com a Ford já será um avanço e estamos otimistas”, explicou Braga.
 
Por Michelly Cyrillo / ABCD Maior