Mecatron e Conpec realizam evento sobre inovação

Fonte: Inovação Tecnológica - 30/5/07

Uma parceria entre a Mecatron e a Conpec, empresas juniores da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) e da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) respectivamente, possibilitou a organização do evento “i-Inovação e Tecnologia”. Até sexta-feira (1) os inscritos participarão de painéis, palestras, apresentação de estudos de caso, minicursos, desafios e visitas à empresas. O objetivo do evento é mostrar os desafios e os caminhos para a inovação tecnológica na área de engenharia. A abertura oficial aconteceu ontem à noite, no Centro de Convenções da Unicamp e terá como palestrante oficial Ney Robinson, engenheiro chefe da Petrobras. Até o momento já foram recebidas 175 inscrições.

Hugo Reidi Kato, diretor de marketing da Conpec e um dos organizadores do evento, explicou que o evento substitui a “Automática” e a “C&M”, até então as semanas de Engenharia Mecatrônica e de Computação, respectivamente. “Pensamos em fazer uma coisa mais inovadora e que tivesse um público mais abrangente, daí surgiu a idéia do “i”, disse Kato.

Como novidade, amanhã acontece o Desafio, onde cinco equipes, de quatro pessoas cada uma, receberão uma proposta de problema relativo aos kits Lego que eles deverão montar. “O objetivo é montar um robô, programá-lo e fazer com que ele execute o que a comissão pedir. A equipe que conseguir fazer isso da maneira mais criativa e efetiva vence. Isso vai durar o dia todo”, explicou Kato.

Além disso, outra novidade apontada pelo diretor de marketing é o Painel. “Convidamos personalidades de diferentes áreas que discutirão sobre ética na tecnologia. Um tema muito polêmico”, comentou. Os debatedores serão os professores Arthur Catto, do Instituto de Computação (IC) e Gonçalo Guimarães Pereira, do Instituto de Biologia (IB). A mediação ficará por conta de Paulo Lemos, da Agência de Inovação da Unicamp (Inova).