Pantanal ganha centro de pesquisas

Fonte: Agência FAPESP –  22/05/07

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) inaugurou, no sábado (19/5), a Base Avançada de Pesquisas do Pantanal, localizada na Reserva Permanente do Patrimônio Natural do SescPantanal, em Porto Cercado (MT).

A inauguração fez parte da programação da 61ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que ocorreu nos dias 18 e 19 de maio, no campus da universidade.

A base de pesquisas, criada pela Pró-Reitoria de Pesquisa da UFMT com o objetivo de oferecer apoio para cursos e pesquisas no Pantanal, é composta por um laboratório para triagem de material biológico, estações de tratamento de água e de esgoto, auditório, refeitório e alojamentos.

São 106 mil hectares de reserva, dos quais dez mil foram cedidos à UFMT para funcionamento do centro. A construção da base, cujo projeto arquitetônico tem prédios suspensos que formam um semicírculo para lembrar uma aldeia, contou com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Mais informações: (65) 3615-8281.