Notícias
Outras nacionalidades
Representantes de outros países, com estandes ou não, também estão presentes na Feimafe. O presidente da Associação Brasileira de importadores de máquinas e equipamentos (Abimei), Ennio Crispino conversou com delegações da República Tcheca e dos EUA. Um dos principais motivos apontados por Crispino pelo interesse estrangeiro no país, além do câmbio, está a saturação do mercado nos países de origem destas empresas.
Entre as orientações que o presidente da Abimei faz aos possíveis novos exportadores para o Brasil é encontrar um representante comercial no País que conheça o mercado dos produtos que pretende trazer. Além disso, o empresário deve voltar ao País com freqüência, dar suporte ao representante e se apresentar aos clientes. “O brasileiro precisa ver para crer. Quer ter detalhes sobre a produção, fábrica, saber de quem está comprando”, avisa Crispino. Por último, o investidor deve pensar seriamente em montar uma estrutura física no país para oferecer assistência técnica e peças de reposição.
De acordo com Ennio Crispino houve uma diminuição das parcerias do tipo Joint Ventures no setor de máquinas-ferramentas. Entre os motivos apontados estão o câmbio, falta de infraestrutura e de vocação do Brasil no setor de máquinas ferramenta para atender o mercado interno e a exportação.
Gostou? Então compartilhe:
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa