Ferramentas comprometem o lucro e a produtividade

A constatação de que as ferramentas estão comprometendo o lucro e a produtividade é o ponto de partida para buscar soluções no gerenciamento de ferramentas.

No processo de fabricação, os custos com ferramental podem ser reduzidos em até 30%, quando controlado corretamente, os estoques em até 50% e as paradas de máquinas por falta de ferramentas podem chegar a zero. Além disso, é possível racionalizar e padronizar as ferramentas, o que, consequentemente, aumenta a produtividade. Conhecer o ferramental da empresa é essencial. Se este conhecimento estiver integrado, através de uma visão logística, técnica e estratégica resultará em um diferencial competitivo. Para isso, existem empresas de consultoria trabalhando nesta área. É o caso da Adeptmec, especializada em soluções para gerenciamento de ferramentas, que atua desde o diagnóstico da situação, desenvolvimento de projeto, treinamento e instalação de sistemas, até o acompanhamento dos resultados alcançados.

O processo de gerenciamento de ferramentas busca monitorar todo o caminho por onde passam as ferramentas, descrevendo as suas características, local onde se encontra, utilização, reuso, seleção e descarte. O primeiro passo para começar a gerenciar as ferramentas da empresa de forma efetiva é por meio de uma análise da situação atual identificando assim as oportunidades de melhoria e, por meio de indicadores de técnicos e financeiros, estimar os potenciais de ganhos ao resolver esses problemas.

Normalmente, as empresas sentem a necessidade desse tipo de gestão quando precisam de dados sobre as ferramentas e não conseguem encontrar, ou existem perdas devido ao seu mau uso por falta de informações, dificuldade em localizar as ferramentas e controlar o estoque, entre outros problemas. Estas falhas acabam causando perdas no desenvolvimento de projetos, aumento no custo de equipamentos, atrasos na produção e desperdícios desnecessários.

Depois de feita esta análise é desenvolvido um projeto em que são apontadas as oportunidade de melhorias e as ações a serem tomadas para aumentar a produtividade. Após esta etapa, a empresa poderá identificar claramente os ganhos e benefícios potenciais que virão com a implantação do gerenciamento de ferramentas, em função de suas próprias características.

No mercado há 20 anos, e líder na América Latina no segmento em que atua, a AdeptMec disponibiliza soluções que incluem desenvolvimento de layout de almoxarifado, equipamentos de apoio, definição de parâmetros logísticos, levantamento e cadastramento do ferramental, instalação e treinamento de sistemas, além de oferecer o software para gerenciamento de ferramentas, o TDM, desenvolvido pela empresa alemã TDM Systems, do grupo Sandvik. Outro ponto importante é a possibilidade de integrar o sistema de gerenciamento TDM com outros softwares, como CAD, CAM, simuladores, ERP, entre outros, unificando estes com apenas um dos bancos de dados sobre ferramentas, melhorando de forma impactante a qualidade da informação e reduzindo o custo de manutenção destas informações.


Tópicos: