A Blaser, empresa produtora de fluidos e óleos lubrificantes suíça, completa 10 anos no Brasil em 2011. Nesse período a desconfiança de investir no Brasil foi superada e a filial brasileira já exporta para Argentina e Uruguai. Em 2010 a empresa teve seu melhor ano e a expectativa é de crescer 25% em 2011.
Entre os objetivos para a próxima década está a conquista de clientes de grande porte e exportar para mais países dentro da América Latina. “Começamos com o foco em empresas de pequeno e médio porte, agora queremos ampliar nossa fatia do mercado, sem a preocupação de se tornar líder”, avalia o Gerente Geral da Blaser do Brasil, Alessandro Alcantarilla. Para alcançar esse crescimento, a aposta é principalmente no investimento da capacitação de funcionários, antes mesmo dos produtos.
O gerente conta que um dos principais desafios da fábrica no Brasil foi convencer os suíços de que o país seria um bom local para investimento. Na virada do século, o foco da Blaser era continuar a expansão da Europa, América do Norte, além de China e India que começavam a despontar. Hoje a filial brasileira responde por 4% do faturamento mundial da Blaser e 3,5% do market share do mercado local. O objetivo, de acordo com Alcantarilla, é tripilicar este valor até 2015.
Na comemoração dos 10 anos, membros do board matriz da Suíça e dos Estados Unidos estiveram no Brasil por duas semanas. A viagem foi encerrada, na última sexta-feira, com um jantar e a prática de balonismo para 60 pessoas, entre funcionários e clientes, nas cidades de Torres (RS) e Boituva (SP).
Gostou? Então compartilhe:
Últimas notícias de Mercado