Biocombustíveis podem causar aumento nos preços de alimentos

Fonte: Inovação Tecnológica - 17/05/07

Indústria de biocombustíveis poderá causar aumento no preço dos alimentosA emergente indústria dos biocombustíveis poderá causar a elevação do preço dos alimentos. O alerta é das Nações Unidas.

A Seção de Energia das Nações Unidas divulgou seu estudo sobre o rápido crescimento da indústria de bioenergia, intitulado Energia Sustentável: um Quadro para Tomadores de Decisão no final da última semana. De acordo com o relatório, a produção de biocombustíveis já parece estar causando a elevação dos preços do milho em 2006 e 2007.

Biocombustíveis e alimentos

Segundo o relatório, os biocombustíveis têm um efeito duplo sobre o fornecimento de alimentos. De um lado, os grãos podem fazer com que terra, água e outros recursos sejam desviados da produção de alimentos. Por outro lado, tornando a energia mais amplamente disponível e mais barata, os biocombustíveis também podem aumentar a disponibilidade de alimentos.

"A menos que novas políticas sejam promulgadas para proteger as terras ameaçadas e o uso da terra seguro e socialmente aceitável, e dirigir o desenvolvimento da bioenergia para uma direção sustentável, os danos sociais e ambientais poderão em alguns casos superar os benefícios," diz o relatório.

Indústria de biocombustíveis

O relatório recomenda que a indústria de biocombustíveis evite o uso de grãos que exijam grandes quantidades de insumos derivados de energia fóssil - como os fertilizantes tradicionais - e terras agricultáveis ricas e férteis.

Gustavo Best, coordenador da Seção de Alimentos e Agricultura da ONU, diz que as novas orientações eram necessárias porque a indústria "está avançando muito rápido, é muito desorganizada e muito mal-informada. A produção global de biocombustíveis dobrou nos últimos cinco anos e deverá dobrar novamente nos próximos quatro anos, segundo dados da ONU.

O relatório também alerta que a plantação de grãos para geração de energia deverá ter um impacto negativo se ela vier substituir florestas primárias, "resultando em grandes liberações de carbono do solo e da biomassa da floresta que cancelam quaisquer benefícios dos biocombustíveis por décadas."