Notícias
Fotos: Divulgação
Todos os setores e processos da atividade industrial geram resíduos e a indústria é a principal responsável pela poluição ao meio ambiente. Muitos desses rejeitos são tóxicos e precisam de cuidados especiais para não serem prejudiciais à saúde, nem à natureza.
Os resíduos se apresentam em diversas formas, como gases, cinzas, óleos usados e graxas, ácidos, borrachas, escórias metálicas, vidros, cerâmicas, entre outros. A destinação, tratamento e disposição final devem seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que os classifica de acordo com as reações que produzem quando são colocados no solo:
Os rejeitos das classes 1 e 2 devem ser tratados com atenção especial, sendo colocados em lugares apropriados que não permitam o contato do material descartado com o meio ambiente. Este cuidado evita a poluição do local e a contaminação de animais e de moradores de comunidades próximas ao depósito.
Os principais setores da indústria responsáveis pela produção de resíduos perigosos são as metalúrgicas, as indústrias de equipamentos eletro-eletrônicos, as fundições, a indústria química e a de couro e borracha.
O Brasil possui legislação e normas específicas para tratamento de resíduos industriais. A própria constituição trata, no artigo 225, sobre proteção ao meio ambiente. "Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações".
Continua depois da publicidade |
Além disso, existem leis que estabelecem uma política nacional de proteção ao meio ambiente e que tratam de diretrizes básicas para o zoneamento industrial em áreas críticas de poluição.
A figura abaixo representa os setores e processos de indústrias metal-mecânicas. Para ver os principais resíduos gerados em cada etapa é só passar o mouse sobre a figura.
Gostou? Então compartilhe:
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa