A tecnologia de Comando Numérico (CN) já é amplamente utilizada na indústria. Sua aplicação no controle de máquinas-ferramenta permite a realização de tarefas repetitivas e de grande complexidade. Mas apesar do grande desenvolvimento e disseminação do CN, a programação de máquinas-ferrramenta ainda é uma tarefa difícil em algumas empresas. Isso é confirmado pela baixa usabilidade de algumas interfaces e pela dificuldade de integrá-las aos sistemas a montante, por exemplo o CAD.
No artigo
Desenvolvimento e avaliação de uma tecnologia de baixo custo para programação CNC em pequenas empresas os autores tratam do assunto com uma linguagem acessível. A análise parte do cenário de pequenas empresas que ainda empregam a programação manual na fabricação de peças de baixa complexidade. Para isso, desenvolveram um protótipo de um software de baixo custo para fazer a programação CN baseada em computadores.
A implementação foi fundamentada em
features de programação e dedicada à sintaxe de um comando comercial. Essa alternativa propicia uma grande redução de tempo quando comparada à programação manual. Além disso, sua curva de aprendizagem é extremamente reduzida em relação às tecnologias de ponta para manufatura, como por exemplo os sistemas CAM.
Para ver mais conclusões,
acesse o artigo no CIMM.