Criado roteiro para capturar e armazenar carbono

Foto: Divulgação

A Organização das Nações Unidas para Desenvolvimento Industrial (UNIDO, em inglês) anunciou o lançamento de um projeto de € 500 mil para criação de um roteiro tecnológico global para os processos industriais de Captura e Armazenamento de Carbono (CCS, em inglês).

Em uma parceria com o ministério do Petróleo e Energia da Noruega e o Instituto Global de CCS, o roteiro deve estar pronto até o final do ano e aproveitará a experiência dos parceiros para fornecer uma visão do CCS até 2050. O foco recairá sobre os países em desenvolvimento com indústrias intensivas em energia.

“Ainda existem buracos significativos de conhecimento para avançar na implementação comercial do CCS, especialmente nas indústrias. Este projeto ajudará a lidar com estes obstáculos ao desenvolver um roteiro tecnológico ao longo dos diferentes setores industriais e auxiliar os países em desenvolvimento na transição para uma economia de baixo carbono”, disse o diretor geral da UNIDO Kandeh K. Yumkella.

“Para alcançar nossas metas de mudanças climáticas, os governos e indústrias precisam agir hoje para evoluir o CCS da demonstração à comercialização, com estimativas de 3,4 mil projetos necessários até 2050. Acreditamos que a próxima década é um período elementar para o CCS”, enfatizou o diretor executivo da Agência Internacional de Energia, Nobuo Tanaka.


Tópicos: