Melhores Práticas em Gestão Ambiental

Nos últimos cinco anos a Mais Projetos construiu, um dos mais importantes bancos de melhores práticas em gestão ambiental do Brasil.

Fonte: Envolverde - 25/04/07

Nos últimos cinco anos a Mais Projetos construiu, em parceria com centenas de empresas e organizações da sociedade civil um dos mais importantes bancos de melhores práticas em gestão ambiental do Brasil. O Benchmarking Ambiental Brasileiro é um programa que dá visibilidade ao que de melhor existe dentro das empresas, governos e ONGs sob o ponto de vista da gestão ambiental. Ao todo são 85 cases apresentados por 65 organizações desde 2003. Estas experiências são estruturantes para a construção de novos e melhores modelos de gestão ambiental.

Os conhecimentos acumulados nestes quatro anos de Benchmarking Ambiental Brasileiro estão sendo organizados em duas atividades de grande impacto para empresários, executivos e estudantes da área de gestão ambiental. Em junho vai acontecer o seminário “BenchMais – Cinco anos Construindo a Sustentabilidade”, quando algumas das organizações vencedoras do Benchmarking Ambiental Brasileiro vão apresentar ao vivo seus cases, com a oportunidade de interação com o público. E, em setembro, durante a quinta edição do BenchMais – Benchmarking Ambiental Brasileiro, será lançado o livro “BenchMais – Melhores Práticas em Gestão Ambiental”, que vai reunir as mais relevantes experiências em gestão ambiental empresarial e governamental

Segundo o engenheiro Roberto Domenico Lajolo, Coordenador Institucional de Meio Ambiente do IPT e Especialista em Gestão e Tecnologias Ambientais, a difusão do conhecimento dentro das organizações se traduz em resultados para a empresa e para o meio ambiente. “O Esforço sistemático de divulgação para os diversos públicos exprime a assimilação pela empresa de uma visão sistêmica da gestão das relações entre ela e o meio ambiente”, explica o especialista. Dentro desta ótica a Mais Projetos, organizadora do BenchMais, buscou uma parceria com a Ruschel & Associados, empresa especializada em gestão do conhecimento ambiental, que atualmente organiza o Prêmio Von Martius, da Câmara Alemã, e o Instituto Envolverde, uma organização voltada para jornalismo e sustentabilidade, para estruturar um projeto de difusão do conhecimento acumulado nestes anos todos de Benchmarking Ambiental Brasileiro.

Esta parceria está preparando o livro BenchMais – Melhores Práticas em Gestão Ambiental, com o que de melhor se faz no Brasil, um banco de excelência formado por dezenas de experiências empresariais, de governos e de ONGs. Esta publicação ainda nem entrou em gráfica e já tem milhares de exemplares encomendados por universidades de todo o Brasil, entre elas a Unicamp, Faap, Senac-SP, SENAI, Faculdades Hoyler, IPT, Mauá, Escola Politécnica, Ibirapuera e PUC.

O objetivo da Mais Projetos e das instituições de ensino é construir a ponte entre as experiências práticas do cotidiano da gestão ambiental e o ambiente acadêmico, que atua em um contexto teórico e muitas vezes distanciado da realidade das organizações. Desta forma a publicação estará contribuindo para a construção de um futuro onde a gestão ambiental ganha relevância e eficiência.

O seminário “BenchMais – Cinco anos Construindo a Sustentabilidade”, vai oferecer para pequenos e médios empresários, técnicos e especialistas, além de estudantes, a oportunidade de diálogo direto com alguns dos cases mais relevantes em gestão ambiental selecionados pelo Programa BenchMais. Este seminário deverá contar com apoio de organizações comprometidas com a gestão sustentável e tem como principal mote a difusão do conhecimento acumulado.