Inpe lança Atlas Brasileiro de Energia Solar

O objetivo é divulgar o levantamento de uma base de dados solares confiável

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia - 03/05/07

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe), em São José dos Campos (SP), lançou no último dia 24 o Atlas Brasileiro de Energia Solar. O objetivo é divulgar o levantamento de uma base de dados solares confiável e de alta qualidade, cobrindo todo o território nacional em alta resolução.

O trabalho é de autoria de Enio Bueno Pereira, do CPTEC, com co-autoria de Fernando Ramos Martins, também do CPTEC, e de Samuel Luna de Abreu e Ricardo Rüther, do Labsolar/NCTS da Universidade Federal de Santa Catarina.

O Atlas, iniciado em 2001, foi desenvolvido dentro do escopo do projeto SWERA (Solar and Wind Energy Resource Assessment), financiado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e co-financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente.

O projeto SWERA, também coordenado por Enio Pereira, na sua parte nacional, teve como principal objetivo auxiliar no planejamento e desenvolvimento de políticas públicas de incentivo a projetos nacionais de energia solar e eólica, assim como atrair capital de investimentos da iniciativa privada para a área de energias renováveis no Brasil.

Segundo Enio, o Atlas foi baseado em uma série histórica de 10 anos de dados de satélites da série GOES e disponibiliza essa base de dados solares em formato gráfico, em um volume de 60 páginas, ricamente ilustrado e comentado nas línguas portuguesa e inglesa e no formato digital, através de um CD que acompanha a publicação, com dados compatíveis com a maioria dos programas gerenciadores de Informação Geográfica.

A publicação está organizada em cinco partes:
- descrição da metodologia empregada na obtenção dos dados de radiação solar e produção dos mapas;
- informações relativas aos níveis de confiança da metodologia empregada, obtidos através de estudos de validação das estimativas do modelo empregado, com resultados de outros modelos e com dados de campo;
- apresentação de mapas das diversas componentes da radiação solar;
- análise das variabilidades temporais e espaciais e as tendências dos recursos de energia solar,
- apresentação de alguns cenários de utilização dos recursos de energia solar no Brasil.

O material será distribuído, gratuitamente, às bibliotecas das principais universidades brasileiras e do exterior (EUA e Europa), às diretorias das principais companhias de energia do País, privadas ou estatais, à Biblioteca Nacional e, posteriormente, distribuído mediante solicitação devidamente justificada pelos interessados.

Uma versão digital do Atlas está disponível para download no site do projeto SWERA: http://swera.unep.net/.