SKF cresce no segmento de papel e celulose

O setor é um dos mais importantes e já representa 12% do faturamento da empresa

Fonte e foto: SKF

O mercado de papel e celulose ganha cada vez mais importância para a SKF do Brasil. O faturamento da SKF neste segmento vem crescendo 15% ao ano e já representa 12% da divisão industrial da companhia no País, onde a SKF está presente em grandes empresas do setor, tais como Fibria, Veracel, Suzano, Rigesa, Klabin, Santher, Melhoramentos, MD Papéis, Orsa, International Paper, Lwarcel e Kimberly-Clark.

Para obter esse êxito junto ao mercado de papel e celulose, a SKF aposta no fornecimento de soluções desenvolvidas especificamente para atender às necessidades de cada tipo de cliente, partindo de um simples balanceamento ou alinhamento, chegando até a contratos de performance, onde coloca à disposição uma equipe de profissionais especializados dentro do espaço físico do próprio cliente, trabalhando integralmente com metas pré-estabelecidas, de maneira a garantir o bom funcionamento dos processos industriais.

“O mercado de papel e celulose é muito competitivo. Uma máquina parada por falta de manutenção, por exemplo, pode gerar perdas significativas para uma fábrica. A soluções que a SKF oferece são desenvolvidas para garantir que a planta funcione com 100% de sua capacidade, reduzindo custos operacionais e de manutenção e aumentando a produtividade”, explica Mauro Luna, Consultor de Negócios da SKF do Brasil.

Segundo o executivo, com esta forma de trabalhar cada cliente de maneira específica, a SKF ampliou sua participação no mercado em 2009. “A expectativa da companhia é se consolidar como um dos principais fornecedores de soluções para o setor. Com isso, o objetivo é continuar crescendo uma média de 15% ao ano”, completa Luna.Uma das estratégias da SKF para atingir essa meta é estar sempre próxima aos principais players do mercado. Para isso, a empresa participa do ABTCP-PI 2009 – 42º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel, principal evento do setor, promovido pela Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP), que acontece de 26 a 29 de outubro em São Paulo.

Durante o evento, a SKF apresentará seus produtos e serviços para o mercado de papel e celulose, tais como:

  • transmissão de potência (correias e polias, correntes, rodas dentadas e acoplamentos);
  • manutenção preditiva (coletores de vibração, termografia (câmeras termográficas);
  • alinhadores de eixos;
  • retentores;
  • rolamentos E2, que reduzem o consumo de energia;
  • rolamentos CARB e repotencialização de rolamentos.


“As grandes companhias do setor estarão presentes e a SKF não poderia perder uma oportunidade como essa de fechar novos negócios”, observa o executivo.

Além de marcar presença com exposição de produtos, a SKF também participará do congresso com palestras técnicas e cases de sucesso. Carlos Barbosa, gestor de manutenção preditiva da Santher, apresentará um estudo do comportamento dinâmico das prensas da máquina de papel da Santher utilizando as técnicas de ODS (Operation Deflection Shape) e simulação numérica fornecidas pela SKF do Brasil.

João Guilherme Massoti, engenheiro de confiabilidade da SKF, falará sobre o estudo do fenômeno de corrosão de contato em rolamentos do segmento de papel e celulose. Já Mike Roberts, gerente do programa de energia e sustentabilidade da SKF, explicará como gerenciar energia para reduzir custos operacionais.  


Tópicos: