Empresas investem em alternativas de marketing

Newsletters, twitter e youtube são ferramentas novas que podem ser utilizadas de várias maneiras

Fotos: Divulgação

Newsletters, twitter e youtube são ferramentas novas que podem ser utilizadas de várias maneiras

Atualmente a grande questão para as empresas na área de marketing é como investir de forma econômica e conseguir resultados reais. A máxima de que quem não é visto não é lembrado está sempre na boca dos expositores de feiras como a Feimafe e a Intermach, mas o investimento para participar de eventos, apesar de oferecer bons resultados, é alto e baseado na aproximação pessoal com os clientes e fornecedores. Buscando uma solução alternativa, as empresas estão se voltando para ferramentas alternativas de marketing e buscando maneiras de utilizá-las para otimizar os resultados.


A GGD Metals, por exemplo, utiliza o Twitter e o Youtube. A empresa acredita que a Internet está transformando a relação das empresas com seus consumidores e que as redes sociais colocam um fim na necessidade de intermediários para atingir o público. “Cabe às empresas se adaptarem rapidamente a esses novos formatos de ação, e principalmente, utilizarem as redes sociais de maneira cautelosa”, diz André Monteiro, Gerente Geral de Marketing da GGD Metals, que distribui aços e metais sob medida.

A empresa tem uma conta no Twitter e definiu como estratégia postar informações sobre o mercado e também dicas técnicas rápidas, com links para o site da GGD. Já para o YouTube, a empresa prepara vídeos institucionais e imagens dos eventos que patrocina.

“No Twitter, vamos agregar conhecimento para quem tenha interesse no setor do aço, ou que deseja seguir carreira na área, por exemplo. Dessa maneira, não invadimos o espaço virtual onde milhares de pessoas conversam voluntariamente, com ações de marketing direto que podem espantar mais do que atrair”, explica Monteiro.

Já a Starret, empresa fabricante de ferramentas e instrumentos de medição, criou um sistema de atendimento ao vivo pelo seu site através de um chat. “O objetivo do atendimento através do chat é otimizar e direcionar o atendimento. Os usuários podem esclarecer dúvidas e conhecer mais dos produtos da Starrett”, explica a supervisora de atendimento ao cliente, Vanderli Gianotto. A Starrett também mantém em seu site uma loja virtual, catálogo de produtos, atendimento ao distribuidor, rede credenciada de assistência técnica e contato por e-mail.

“A política da Starrett é que se um consumidor entra em contato com a empresa em busca de informações ou para fazer reclamações, temos a oportunidade de aprimorar nossos produtos, serviços e atendimentos, já que nosso objetivo é atender os clientes com excelência”, esclarece Vanderli. Através de pesquisas realizadas com consumidores foi verificado que 70% dos clientes que fazem uma reclamação farão negócios outra vez com a empresa se a reclamação for resolvida e 82% farão novos negócios se a reclamação for resolvida rapidamente.
 
Outra ação da Starrett na área de marketing foi promovida no Parque D. Pedro Shopping, em Campinas, onde a empresa montou um quiosque para exposição dos produtos, máquinas e ferramentas entre os dias 31 de julho e 31 de agosto.

“Investir nessa mídia alternativa nos proporcionará uma exposição de nossos produtos ao consumidor final e ao comprador industrial de uma única vez. O Shopping é um excelente espaço para isso pois nele circulam pessoas de classes sociais variadas e de ramos de atividades profissionais amplas", explica o supervisor de marketing da empresa, Márcio Santos.

No mesmo espírito de ir aonde o cliente está, a Norton Abrasivos inaugurou um serviço de treinamento em uma van, que se desloca para dar suporte técnico. Os produtos da empresa são utilizados na construção civil e a intenção é qualificar engenheiros, mestres de obras, pedreiros, pintores e outros profissionais para otimizar o rendimento.
 
Mala direta
O envio de newsletters através de mala direta é uma maneira eficiente de manter contato com os clientes. “A mala direta foi e sempre será um excelente veículo de comunicação”, acredita Alfredo Ferrari, diretor de vendas da Ergomat. O serviço de mala direta, que antes era realizado pelo correio ainda é uma ferramenta muito utilizada. “Com a evolução da informática, anúncios e mensagens, chamados newsletters, são veiculados de forma econômica e rápida ao cliente alvo. A Ergomat tem utilizado com bastante frequência e êxito estas possibilidades de malas direta” analisa Alfredo.
 
Empresas como o Grupo Alltech, a Keter e a Tiger Tools também enviam newsletters com periodicidades diferentes, buscando aproveitar o fato de que cada vez mais as pessoas checam seus emails frequentemente e de que o brasileiro passa o maior tempo na frente do computador em comparação com todos os outros países do mundo.
 
As empresas também não se esquecem de posicionar seus produtos para mercados internacionais. Para isso, algumas empresas podem usar serviços como o TheWord Point, que faz traduções certificadas de documentos, patentes e sites.

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