Bolsa de PD em engenharia de processos

Foto: Agência FAPESP

O Laboratório para Desenvolvimento e Automação de Bioprocessos (LaDABio) do Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) oferece vaga de pós-doutoramento no Projeto Temático “Hidrólise de celulose e hemicelulose com enzimas solúveis e imobilizadas para produção de bioetanol a partir de bagaço de cana”.

O projeto está vinculado ao Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN). O valor da bolsa é de R$ 4.508,10 mensais, por 24 meses, com possibilidade de renovação por mais 24 meses.

As atividades do bolsista, em tempo integral e dedicação exclusiva, incluirão: 1) desenvolvimento de metodologias para imobilização-estabilização de celulases (endo e exocelulases) e xilanases em diferentes suportes; e 2) implementação de ensaios de fermentação, sequencial e simultânea à hidrólise dos biopolímeros, em biorreatores de bancada.

Os candidatos devem ter experiência em: técnicas analíticas e bioquímicas (como cromatografia líquida de alto desempenho, avaliação espectroscópica de atividades enzimáticas e eletroforese em gel); imobilização de enzimas em matrizes gel e inorgânicas, por meio de ligações covalentes e adsorção, dentre outras técnicas; levantamento da cinética de reações enzimáticas e cultivo de microrganismos.

Os interessados deverão enviar CV (em pdf) até o dia 20 de julho – mostrando experiência com as técnicas descritas anteriormente e destacando suas publicações em periódicos indexados – para o professor Roberto de Campos Giordano, pelo e-mail [email protected].