Fibra de cenoura pode substituir vidro e fibra de carbono

Fonte: UOL - 08/02/07

Um grupo de cientistas escoceses desenvolveu um substituto para a fibra de carbono feito com cenoura. A pesquisa dos acadêmicos mostrou que a fibra do legume, misturada com resinas artificiais resulta em um material resistente o suficiente para substituir a fibra de carbono, atualmente usada em veículos e aviões de alta performance.

A novidade, batizada pelo grupo de cientistas de Curran, acreditam que o material poderá ser usado até para a fabricação de pranchas de surf. De acordo com David Hepworth e Eric Whale, que falaram à Reuters sobre a criação, os primeiros produtos que serão feitos com o material serão simples varas de pescar. Os produtos chegarão às prateleiras escocesas já em março graças a uma parceria firmada entre os acadêmicos e uma fabrica local.

O Curran deve ser especialmente atraente por ser ecologicamente correto. Em tempos de aquecimento global, empresas que produzem sem agredir o meio ambiente ganham pontos na hora de convencer o consumidor de que seu produto é o melhor.

Tópicos: