Missão federal à África busca fortalecer o comércio entre os países


No período de 7 a 12 de junho de 2009, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e com a Confederação Nacional da Indústria, realizará missão a quatro países da África Subsaariana. A missão será liderada pelo Ministro Miguel Jorge e visitará Nigéria, Gana, Senegal e Guiné Equatorial, tendo por objetivo promover o aumento do comércio e dos investimentos brasileiros naquela região, assim como explorar possibilidades de cooperação entre os setores produtivos brasileiros e africanos.

A Missão à África Subsaariana fará parte de uma iniciativa do governo federal de aproximação com o continente africano e que congregará três ações simultâneas, a saber:

  1. Missão Ministerial á África Subsaariana: missão empresarial liderada pelo Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, a Gana, Senegal, Nigéria e Guiné Equatorial. A missão contará com a participação de empresas de diversos setores da economia brasileira.
  2. Fórum Brasil-África Subsaariana: Empreendedorismo para o Desenvolvimento: ciclo de palestras com o objetivo de apresentar a experiência brasileira nos setores de biocombustíveis e tecnologia da informação, bem como em segurança alimentar, visando à transferência de tecnologia brasileira para países da África. O fórum será realizado em Dakar, Senegal e será aberto pelo Ministro Miguel Jorge. A organização está sob responsabilidade do Ministério de Relações Exteriores.
  3. Exposição Brasil Agri-Solutions:feira exclusivamente brasileira dos setores de máquinas e implementos agrícolas, máquinas e equipamentos para biocombustíveis e alimentos industrializados. A feira será montada no Senegal e terá como público-alvo autoridades e empresários de toda a região do oeste da África. O Ministro Miguel Jorge abrirá a feira, junto com autoridade senegalesa. A exposição será liderada pela Apex-Brasil.

Em um contexto de crise mundial, a idéia de somar esforços entre diferentes órgãos do Governo Federal veio da necessidade de uma ação mais incisiva do governo brasileiro junto ao setor privado, de modo a maximizar resultados e prover ao empresariado nacional uma oportunidade ímpar para promoção dos produtos brasileiros no exterior.

Mais do que isso, as iniciativas vão ao encontro de uma orientação clara do governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva no sentido de atuar conjuntamente com países em desenvolvimento da África, promovendo a cooperação necessária ao díficil caminho rumo a um desenvolvimento mais vigoroso e sustentável.

Mais informações no site do Ministério de Desenvolvimento.

Tópicos: