Fabricante de máquinas em SP fecha e demite 130

Foto: Divulgação

Sob pressão da crise financeira mundial, a fabricante de máquinas Cross Hueller, pertencente ao grupo norte-americano Maxcor, fechou sua fábrica de Diadema, no ABC paulista, e não pagou os direitos trabalhistas dos 130 funcionários demitidos.

Segundo sindicalistas, a empresa vinha enfrentando dificuldades nos últimos meses e não teria resistido ao cancelamento de uma encomenda da General Motors (GM) para entrega de máquinas no valor de R$ 46 milhões, que seriam utilizadas na nova fábrica de motores da montadora em Joinville, Santa Catarina. A GM informou, por meio de nota, que o pedido foi cancelado porque a empresa teve de redefinir os prazos tanto da construção civil quanto das instalações industriais da nova fábrica, por causa das fortes chuvas que castigaram a região.

O cronograma das obras deve sofrer atraso de ao menos um ano. A previsão agora é de que a nova unidade, que receberá investimentos de R$ 500 milhões, só deverá começar a operar a partir do primeiro semestre de 2011. A montadora informou ainda que, de acordo com as práticas que regulam as relações comerciais, o cancelamento do pedido implicou o pagamento das despesas incorridas pela Cross Hueller. Por sua vez, a fabricante de máquinas não cumpriu o que manda a legislação trabalhista brasileira.

Tópicos: