Notícias
"O manuseio incorreto, por exemplo, pode gerar resultados desagradáveis que vão desde problemas no processo de fabricação e ataques à saúde dos operadores, até o descarte prematuro deste produto." GAINER, 1993
O uso de meios lubri-refrigerantes exige cuidados especiais na sua manipulação, manutenção, transporte e armazenagem, para evitar os seguintes problemas.
Corrosão de peças e/ou da máquina:
A presença de água nas soluções e emulsões pode acelerar o processo de corrosão. (usar aditivos anticorrosivos)
Infectação por bactérias:
O crescimento de bactérias pode resultar em odores ofensivos, manchas nas peças e máquinas, problemas com filtros e clarificadores, bem como a redução da vida do fluido de corte (principalmente emulsões e óleos).
Sujeiras e impurezas:
Partículas metálicas, óleos hidráulicos e de lubrificação da máquina e, até mesmo, maus hábitos de higiene dos operadores podem tanto prejudicar as peças, ferramentas e máquinas, quanto reduzir a vida do fluido de corte.
Risco de incêndio:
Fluidos integrais podem entrar em combustão. É necessário atenção às condições de corte e à formulação do óleo. Além disso, metais como o magnésio podem provocar ignição quando em contato com a água e, portanto, não se usam soluções, ou emulsões, com o magnésio.
Ataque à saúde:
Névoas de óleo podem irritar a pele e as vias respiratórias. O contato freqüente da pele com fluidos de corte (principalmente os que contém óleo na composição) pode resultar numa variedade de problems de pele, havendo diferentes mecanismos de ataque e sintomas. (recomenda-se hábitos de higiene constantes e cremes protetores para a pele).
Poluição do Meio-Ambiente:
Um litro de óleo pode tornar um milhão de litros de água, inicialmente potável, em imprópria para o uso. Por este e muitos outros motivos é necessária total atenção ao tratamento e destinação do fluido de corte usado.
Práticas incorretas no descarte de fluidos de corte são:
Visite também as seções Meio Ambiente e Material Didático/Meio Ambiente.
Gostou? Então compartilhe:
Notícias relacionadas
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa