Soluções ( fluidos sintéticos )

As soluções são misturas de água com produtos orgânicos e inorgânicos especiais que lhe conferem propriedades úteis para o seu uso como fluido de corte. Estas soluções não contém óleo na sua composição.

Emulsões ("óleos solúveis" e fluidos semi-sintéticos )

 

As emulsões: como misturar óleo em água
Etapa 1
Emulsões
Etapa 2
moléculas emulsificadoras
Etapa 3

A denominação "óleo solúvel" é imprópria pois o óleo não está solubilizado na água, mas disperso por causa do emulsificador.

As emulsões também contém aditivos que melhoram ou conferem novas propriedades ao fluido.

Os fluidos semi-sintéticos também são formadores de emulsões mas apresentam uma menor concentração de óleo na emulsão. Isso aumenta a vida do fluido e diminui os riscos à saúde.

Óleos ( fluidos integrais )

Os óleos (ou fluidos) integrais são constituídos basicamente de óleos graxos e óleos minerais, que podem ser usados puros, misturados, ou com aditivos.

Os óleos graxos, de origem animal, ou vegetal, foram os primeiros óleos integrais, mas sua rápida deterioração e alto custo fizeram com que eles fossem substituídos por outros produtos. Atualmente são usados como aditivos de óleos minerais.

Óleos minerais são derivados do petróleo. O petróleo é uma mistura de hidrocarbonetos (parafínicos, aromáticos, fenólicos), de forma que, antes de usá-lo, é necessário selecioná-los e purificá-los. Este processo é realizado em refinarias, de onde se obtém os óleos que formarão a base dos fluidos integrais.

Gases e Névoas

O ar é o mais comum fluido gasoso utilizado, estando presente até mesmo na usinagem a seco. O ar comprimido é utilizado para melhorar a retirada de calor e expulsão do cavaco da zona de corte. Os fluidos gasosos, com sua menor viscosidade, são mais eficientes na capacidade de penetrar até a zona ativa da ferramenta. Outros gases como argônio, hélio, nitrogênio e dióxido de carbono também são utilizados para a refrigeração e proteção contra oxidação, embora apenas em casos específicos, devido aos custos envolvidos.

Névoas e gases são usadas em operações de mecânica de precisão, usinagem de alta velocidade e em QMFC (quantidade mínima de fluido de corte).

O termo QMFC é empregado para sistemas de névoa onde o consumo na operação permanece abaixo de 50 ml/h de fluido de corte. Nesse tipo de aplicação o fluido é disperso na forma de spray sobre a região que se deseja refrigerar ou lubrificar.

Vantagens:

  • Menor consumo de óleo, reduzindo os custos e os impacos ao meio-ambiente;
  • Melhor visibilidade para o operador;
  • Melhora da vida da ferramenta.

Desvantagens:

  • Capacidade de lubrificação e refrigeração limitadas;
  • É necessário um sistema de exaustão.

Sólidos ( MoS2 )

A pasta de Bissulfeto de Molibidênio ( MoS2 ) pode ser aplicada na superfície de saída da ferramenta com um pincel. Pelas suas características lubrificantes em condições de extrema pressão, tem dado excelentes resultados.

Óleo usado no fresamento de engrenagens

 

Emulsão usada em torneamento