A Vale informou na sexta-feira que pretende construir, em parceria, usina siderúrgica no Espírito Santo, apesar da desistência da chinesa Baosteel em dar continuidade ao projeto.
A mineradora afirmou que mantém a estratégia em relação ao setor de estimular a implantação de siderúrgicas, o que leva ao maior consumo de seu principal produto, o minério de ferro.
"A empresa decidiu seguir em frente com o processo de engenharia básica e, depois de obtido o licenciamento, tentará atrair sócio para o empreendimento", afirmou assessora da Vale.
A empresa disse, no entanto, que o projeto não será o mesmo desenvolvido para a construção da Companhia Siderúrgica de Vitória, que tinha a Baosteel como líder do projeto com 60%.
A joint-venture das duas empresas chegou a inaugurar escritório em Vitória (ES), em outubro de 2007. A Vale comunicou em meados de janeiro que decidiu junto com a Baosteel encerrar o projeto siderúrgico de Polo de Anchieta, no Espírito Santo, devido à crise econômica.
O projeto previa a instalação de usina integrada de produção de placas de aço em Anchieta, com capacidade de 5 milhões de toneladas por ano que seria destinada principalmente à exportação.
O investimento era estimado em US$ 5,5 bilhões, segundo divulgado na época pelas duas companhias. O investimento previa ainda ferrovia, porto e termelétrica com capacidade para 400 megawatts.
Gostou? Então compartilhe:
Últimas notícias de Mercado