Você sabe quando trocar os filtros do seu veículo?

Foto: Divulgação

Ter um veículo funcionando bem, com um consumo adequado de combustível e sem desgaste prematuro das peças é possível e não demanda muito tempo, nem muito dinheiro. Basta realizar periodicamente a manutenção preventiva, seguindo as recomendações do fabricante. A MANN+HUMMEL, detentora das marcas MANN-FILTER e PUROLATOR, alerta sobre os cuidados com os filtros do ar, do óleo e do combustível.

O filtro do ar tem como função separar e eliminar as partículas contidas no ar aspirado pelo motor e cuidar para que somente ar limpo entre na câmara de combustão, evitando o desgaste excessivo de componentes do motor. Para veículos de passeio, a empresa recomenda a troca entre 10 mil e 15 mil quilômetros ou no máximo após um ano de uso, sempre seguindo as recomendações do fabricante do motor.

Filtro do óleo
Também responsável por impedir a entrada de impurezas no motor, o filtro do óleo deve ser substituído a cada troca do óleo lubrificante. O óleo sujo utilizado além da quilometragem especificada pelo fabricante causa borra no motor e pode até fundi-lo. Além disso, a não-troca do filtro reduz a durabilidade do óleo novo no
motor em até 30%.

Filtro do combustível

O automóvel com o filtro do combustível avariado permite a entrada de partículas impuras no motor, o que pode ocasionar o entupimento dos bicos injetores e a queima da bomba de combustível. A MANN+HUMMEL recomenda a troca do filtro do combustível de acordo com as recomendações dos fabricantes de motores, tanto por quilometragem ou no período máximo de um ano.

Tópicos: