POLI/USP: Inscrições para mestrado

Fonte: USP

A Escola Politécnica da USP irá encerrar, no próximo dia 18 de maio, as inscrições para as turmas de 2007 do Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva, com uma novidade para as empresas localizadas no interior: o curso será oferecido também na Escola de Engenharia de São Carlos, atingindo a região central do Estado.

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI/USP) está com inscrições abertas para o seu Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva, turmas 2007. Esse tipo de pós-graduação stricto sensu é tradicional nos Estados Unidos e na Europa, mas o da POLI é o único do Brasil em Engenharia Automotiva, recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação e Cultura (MEC).

"O objetivo é capacitar profissionais que já estejam em atuação no setor automotivo e queiram se qualificar para trazer desenvolvimento, inovação, melhoria dos produtos e avanço nos processos das empresas. O curso reúne todas as vantagens do curso stricto sensu, como amplitude e aprofundamento, mas com um diferencial significativo, que é o desafio do aluno identificar um problema real da empresa em que trabalha e encontrar a solução", esclarece o prof. Dr. Ronaldo Salvagni, coordenador do Centro de Engenharia Automotiva da POLI/USP.

Em novembro de 2006, a POLI/USP foi responsável por 12% dos trabalhos apresentados no Congresso SAE 2006 e conquistou quase 30% dos prêmios, inclusive o de Melhor Trabalho Nacional! Dos 7 prêmios, os participantes do Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva da POLI/USP obtiveram cinco!

Estreito relacionamento entre a Academia e Indústria

Criado em 2000 para ser uma integração concreta entre a Universidade e a Empresa (montadoras, sistemistas, empresas de autopeças e de suporte ), o curso disponibiliza um amplo programa de disciplinas e o aluno tem a possibilidade de optar por assuntos de seu interesse e da empresa em que trabalha. "Com o Mestrado Profissional o aluno recebe o título de Mestre e está capacitado a liderar processos de evolução e transformação tecnológica em organizações do setor automobilístico", afirma prof. Ronaldo Salvagni.

Novidade para o setor automotivo é o oferecimento do Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva da POLI na Escola de Engenharia de São Carlos, também da USP, uma parceria pioneira no setor automotivo entre as duas Escolas. "A região central do Estado abriga uma série de importantes empresas do segmento da mobilidade. Agora, Araraquara, Campinas, Sumaré, Limeira, Mogi Mirim e São Carlos terão condições de incrementar o desenvolvimento de seus profissionais", complementa o prof. Álvaro Costa Neto, responsável pelo curso em São Carlos.

Benefícios do Mestrado Profissional


- Trabalhos e tese de conclusão focados na soluçâo de problemas reais da empresa;
- O engenheiro desenvolve a capacidade de interpretar problemas (e tranformar um problema prático da empresa em questão de pesquisa), coletar dados e propor soluções;
- Desenvolve a liderança do profissional para a transformação e a evolução tecnológica da empresa;
- Adquire o Título de Mestre pela Escola Politécnica da USP;
- O curso confere grau e prerrogativas idênticos aos do mestrado acadêmico, inclusive para o exercício da docência.
- Desenvolve a liderança do profissional para a transformação e a evolução tecnológica da empresa;
- Adquire o Título de Mestre pela Escola Politécnica da USP;
- O curso confere grau e prerrogativas idênticos aos do mestrado acadêmico, inclusive para o exercício da docência.