Siderúrgica Dongkuk mantém plano para usina no Brasil

Preocupações com a crise ficam em segundo plano para a empresa

Foto: Divulgação

A siderúrgica sul-coreana Dongkuk Steel informou ontem que vai seguir em frente com projeto no Brasil, apesar de preocupações sobre a perda de parceiro do plano e futuro incerto de miniusina.

A Dongkuk informou na semana passada que iria reconsiderar plano para construção de miniusina, ou forno a arco elétrico, no Brasil uma vez que condições do mercado de energia em rápida alteração e cobranças de aumentos de preços de gás por fornecedores tornaram o projeto inicialmente anunciado em dezembro de 2005 menos viável.

O projeto da miniusina tem sido liderado pela Ceara Steel, joint venture entre a Dongkuk e a fabricante italiana de equipamentos siderúrgicos Danieli.

Outros parceiros do projeto, que prevê um investimento de 750 milhões de dólares para a construção de usina de placas com capacidade anual para 1,5 milhão de toneladas no Ceará, incluem o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Vale, maior produtora de minério de ferro do mundo.

"Com atrasos no projeto da Ceara Steel, vamos nos concentrar em um projeto de alto-forno separado e maior no Brasil", disse o porta-voz da Dongkuk, Kim Sung-hong.

A Dongkuk tem conduzido um estudo de viabilidade com a Vale para a construção do alto-forno com capacidade de 3 milhões de toneladas e convidou no ano passado a japonesa JFE Holdings para dobrar a capacidade por meio da construção conjunta de segundo alto-forno.

Mas a JFE, terceira maior siderúrgica do mundo e segunda maior acionista da Dongkuk, informou em novembro que poderia cancelar o projeto uma vez que a demanda por produtos de aço deve cair acentuadamente por conta da crise financeira global.

"Se a JFE decidir participar, o segundo alto-forno será construído quando o primeiro começar a operar, mas decisões detalhadas ainda precisam ser tomadas", informou Kim.

A Dongkuk fabrica produtos siderúrgicos como placas e barras de aço para navios a partir de sucata de aço importada que é usada em fornos elétricos. A empresa não tem experiência na tecnologia de alto-forno.


Tópicos: