Projeto de capacitação SOFTEX é sucesso em SC


Profissionais do setor de tecnologia da informação de Florianópolis lotaram os cursos de capacitação oferecidos pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX) e pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) nos últimos dois meses. Em todos os cursos, o número de interessados foi o dobro da quantidade de vagas oferecidas. Novas capacitações estão programadas para o ano que vem.

“Além dos temas dos cursos, o grande atrativo foi o valor reduzido das inscrições. Oferecemos por R$ 200,00 um curso que o profissional normalmente só encontra por R$ 1 mil”, destaca Jamile Sabatini Marques, diretora executiva da ACATE. O objetivo da iniciativa é minimizar a carência de mão-de-obra qualificada em tecnologia da informação no Estado onde, atualmente, mais de mil vagas estão abertas. Conforme um estudo recente da SOFTEX, em cinco anos serão 200 mil as vagas disponíveis no setor em todo o país.

Os cursos oferecidos, definidos de acordo as carências locais, foram: Gestão de equipes, Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados e Gestão de projetos. Nesta segunda-feira, dia 24 de novembro, iniciam as aulas do último curso oferecido este ano – Java Plataform 2 – Enterprise Edition. Com este curso, serão 34 dias de capacitação, totalizando cerca de 140 horas aulas, apenas em 2008.

Para o próximo ano, está prevista a realização de mais cinco cursos: Usabilidade de software, Gerenciamento de requisitos, Testes de softwares, Gerenciamento de configuração e Delphi. As datas da realização dos cursos ainda não foram definidas. Os cursos fazem parte do "Programa de Formação de Recursos Humanos", desenvolvido pela SOFTEX com recursos financeiros do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) através da Secretaria de Política de Informática (Sepin).

Mais informações sobre os cursos pelo e-mail [email protected] e pelo telefone (48) 2107 2726.


Tópicos: