Ferramenta simula qualquer sistema de manufatura

Fonte: Assessoria de Imprensa da Belge - 06/11/08

A Belge está apresentando ao mercado industrial brasileiro a mais recente versão do ProModel: 7.5. Poderosa ferramenta de simulação, capaz de “modelar” qualquer sistema de manufatura, logística e serviços, o ProModel é uma tecnologia que permite reproduzir uma empresa em modelo de computador e, assim, configurar cenários e testá-los com diferentes demandas, quantidade de recursos, layouts e sistemáticas, visando sempre obter máxima produtividade.



O ProModel é um software desenvolvido para Windows, com uma interface gráfica intuitiva e orientada a objeto, o que reduz em muito a necessidade de programação.  A tecnologia de simulação do ProModel, cuja primeira versão surgiu  no mercado em 1988, é uma aliada na tarefa permanente de reduzir custos, aumentar capacidade, acelerar ciclos de produção e aumentar serviços a clientes.

Algumas aplicações típicas: dimensionamento de linhas e células; melhoria do layout; implantação de kanban, kaizen e lean production; estudo de implantação de novos equipamentos, linhas e tecnologias; redução de estoques; aumento da produção evitando o investimento em novos recursos físicos ou humanos (apenas aprimorando processos e fluxos); auxílio ao PCP; sistemas de movimentação e armazenagem de materiais; planejamento de manutenção e turnos de trabalho, entre outras necessidades.

Entre as principais inovações da versão 7.5 ProModel estão:
  • Model Collaborator – ferramenta que abre a possibilidade de duas ou mais pessoas trabalharem em diferentes modelos, ampliando, ao final do trabalho, a possibilidade de fusão desses modelos;
  • O módulo de edição de turnos totalmente reformulado, resultando em utilização muito mais fácil e amigável;
  • Maior facilidade na exportação e importação de dados do Excel;
  • Integração do ProModel com o Excel 2007; 
  • Maior velocidade na execução de modelos simulação: agora o ProModel está rodando modelos com velocidade até 300% maior que a última versão.  
Disponível na língua portuguesa, facilitando a adaptação dos usuários brasileiros à ferramenta, o ProModel é o único simulador no mundo com versão em português, portanto mais fácil de usar e mais amigável. “O desenvolvimento desta versão foi motivada pela grande procura do software no país”, afirma Alain Normain, Diretor da Belge. “Nosso objetivo, com esta versão, é tornar esta tecnologia cada vez mais acessível, devido aos resultados que proporciona às mais diferentes indústrias, independente de seu porte e da complexidade da solução que necessitam”.

ProModel é um avançado software de simulação de eventos discretos, usado para avaliar, planejar e projetar produção, estocagem, logística e outras situações operacionais e estratégicas. Além da versão 7.5 do ProModel, a Belge também pode fornecer o treinamento e o suporte técnico necessário à aplicação da ferramenta.

Perfil

Fundada em 6 de abril de 1995, a Belge é originária do departamento de "Soluções Tecnológicas Integradas - STI" da Siemens S.A. Iniciou como distribuidora exclusiva da ProModel Corporation (Utah) no Brasil, passando a distribuidora oficial da BFS - Business Forecast Systems (Boston).

Empresa de consultoria especializada em modelagem matemática (simulação e otimização) e forecasting aplicados aos diversos segmentos empresariais, a Belge fornece, também, softwares com o devido treinamento e suporte técnico, caso a empresa queira desenvolver internamente essas soluções.

Especializada em fornecer produtos e serviços com alto conteúdo tecnológico, no que diz respeito à tomada de decisões no campo da logística e nos setores industriais e de serviços.