Fonte: Assessoria de Imprensa da MAPAL - 04/11/08
A nova broca MAPAL de alta performance para usinagem de aço e ferro fundido, MEGA-Speed-Drill, apresenta produtividade duas vezes maior com aproximadamente o mesmo custo de ferramenta.
Nos dias atuais, por volta de 75% de todas as ferramentas de corte são utilizadas para usinar aço e ligas de ferro fundido. Entretanto, enquanto velocidades de corte entre 200 e 400 m/min são alcançadas em processos de torneamento e fresamento, a velocidade de corte quando são utilizadas brocas helicoidais de metal duro é, ainda, normalmente limitada entre 80-100m/min. Se considerarmos que 1/3 do tempo total de contato são operações de furação, fica clara a vantagem de utilizarmos velocidades de corte por volta de 200m/min.
Uma importante diferença entre operações de torneamento e fresamento comparada com brocas helicoidais é o espaço para o cavaco. Nas brocas, o cavaco deve passar pelo canal estreito entre a parede do furo e o bolsão de cavaco. O aquecimento das brocas helicoidais causados pelo calor provocado na operação e o aumento do diâmetro relacionado a isto, inevitavelmente causa forças
normais extremas, fricção e desgaste no chanfro guia com brocas helicoidais convencionais.
A MEGA-Speed-Drill de metal duro tem performances de corte ideais.
A MEGA-Speed-Drill é fundamentalmente um novo projeto. A nova geometria de face
garante um controle do cavaco confiável, reduz as forças de avanço e possui excelentes características auto-centrantes. Os chanfros guia não são mais opostos um ao outro e é praticamente impossível para a broca travar no furo. Quando a broca se aquece, ou onde há um aumento do desgaste nas arestas de corte durante a vida da ferramenta, a broca se move do eixo de rotação e se livra novamente. Testes têm mostrado que, por redução da fricção no mesmo avanço, brocas MEGA-Speed-Drills necessitam de aproximadamente 20% menos torque que as brocas helicoidais convencionais.
A vantagem decisiva das brocas MAPAL MEGA–Speed-Dill se baseia nos valores de corte que podem ser alcançados: isto significa que a broca pode trabalhar com aproximadamente o dobro da velocidade de corte das brocas convencionais sem reduzir a vida útil das mesmas. Por exemplo, poderemos usinar aços tratados termicamente com resistência à tração de 800N/mm² com velocidades de corte de200m/min com vida útil de 40-80m. Isso significa produtividade duas vezes maior com aproximadamente mesmo custo de ferramenta.
Outras aplicações:
- Disco de Freios
- Cálibres
- Eixos
- Virabrequins
- Bombas hidráulicas e componentes
- Bielas
- Tambores de freios
- Flanges
- Cubos de roda
- Volantes
- Montates
- Mangas de eixos
O produto ainda não é fabricado no Brasil.
Saiba mais sobre a MAPAL no Portal CIMM.