Interatividade marca feira de robótica em SP

Visitantes poderão conversar, dar ordens e controlar autômatos

Fonte e fotos: G1

Entre os destaques do evento com 60 expositores estão o Aibo (da Sony), o cachorro-robô que reconhece frases como "what time is it?" (que horas são?) e "let's Dance" (vamos dançar), além de identificar rostos e carregar sensores de contato e movimento. O animal de estimação high-tech terá de dividir atenções com o PeopleBot (da ActiveMedia), uma máquina que emite sons, responde a pedidos, encontra objetos, segue cores e transmite vídeos.

O evento também aposta em celebridades para atrair visitantes: o robô Sico (International Robotics), por exemplo, já trabalhou para a casa branca e contracenou com Sylvester Stallone no filme “Rocky IV”. O autômato receberá o público em uma casa cenário para uma performance teatral realizada a cada 40 minutos durante o evento.


Outra atração bastante esperada é a Hug T-Shirt (camiseta que abraça, da Cute Circuit), uma peça de roupa que simula abraços e foi eleita, em 2006, uma das melhores invenções pela revista “Time”. A camiseta é ligada a um software por meio da tecnologia Bluetooth e, com isso, os usuários da peça podem sentir um “abraço” simulado por alguém em outra parte do mundo.

De acordo com José Reinaldo Silva, coordenador técnico do evento, os itens exibidos representam uma oportunidade de aproximar o público em geral da robótica e automação, contribuindo para que as pessoas entendam melhor como ela funciona e como já está inserida no dia-a-dia da população. “Nos países desenvolvidos, uma pessoa utiliza, em média, cerca de 15 dessas aplicações por dia. Em São Paulo, são cerca de cinco, como o Bilhete Único”, comparou o especialista.

Serviço

Evento: Salão Internacional de Robótica e Inteligência Artificial
Endereço: Centro de Convenções Imigrantes - Rodovia dos Imigrantes km 1,5
Horário: De 11 a 15 de abril, das 13 às 21 horas
Preços: R$ 20, R$ 10 (estudantes) e grátis (menores de seis anos e maiores de 60 anos)
Site: www.roboticaexpo.com.br

Tópicos: