Petrobras faz testes para uso do biodiesel

Fonte: Jornal do Meio Ambiente - 11/4/2007

São Paulo - A Petrobras decidiu se antecipar à lei que prevê a mistura de 5% de biodiesel (B5) ao diesel a partir de 2013 e iniciou ontem testes em parceria com a Ford para verificar o desempenho dos veículos com maior percentual do biocombustível, anunciou a agência internacional Reuters.

Durante um ano, três carros da Ford movidos a diesel circularão pela chamada "Linha Verde" da Bahia, totalizando 100 mil quilômetros rodados, para checar o impacto da mistura.

Um dos veículos utilizará biodiesel feito com mamona, outro com soja - ambos produzidos nas plantas-piloto da Petrobras em Guamaré (RN) - e o terceiro usará diesel puro, "para comparar o desempenho", informou uma assessora da estatal.

A Petrobras já fornece a mistura de 2% de biodiesel (B2) em quatro mil postos do país, apesar da obrigatoriedade de utilização da mistura só começar em 2008.

Segundo alguns analistas, o sucesso do B2 poderá levar o governo a antecipar o B5 para 2010, mas ainda não há decisão oficial sobre o assunto, segundo o Ministério de Minas e Energia.

E entrevista em meados de março, o superintendente de Abastecimento da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Roberto Ardhenguy, avaliou que o governo deverá esperar o sucesso nas entregas dos leilões realizados pela agência nos últimos anos - que somaram cerca de 650 milhões de litros de biodiesel - para antecipar o programa com maior percentual de mistura.

O uso do biodiesel reduz a emissão de poluentes ao mesmo tempo em que diminui a necessidade de importação de diesel, derivado do petróleo do qual a Petrobras ainda não é auto-suficiente e que pesa na balança comercial brasileira.