Salão de Robótica terá futebol de robôs

Fonte: Di Fatto Central de Comunicação

Eles são baixinhos e têm forma de cubo mas prometem ser uma das atrações do Salão Internacional da Robótica e Inteligência Artificial (Robótica 2007), que acontece de 11 a 15 de abril, no Centro de Convenções Imigrantes, em São Paulo. São os robôs-jogadores dos times que participam do campeonato de futebol da Robótica 2007.

A Robótica 2007 é uma das principais feiras do setor e objetiva desenvolver negócios, fomentar pesquisas e estimular o interesse do público leigo. Neste ano acontecerá em dois pavilhões: o Salão de Robôs, para o púbico em geral, e a Conference & Expo, restrita aos profissionais da área. O Salão de Robôs apresentará as novidades do setor e os grandes lançamentos nas áreas de tecnologia e robótica para educação e automação residencial. Nesse espaço, os visitantes da feira também poderão assistir a competições, como o futebol de robôs da categoria Very Small, que contará com a participação de equipes da Mauá, FEI e Unesp de Bauru. Estão programadas ainda partidas relâmpago de Robogol (Xbot) e o Campeonato Sul-Americano First Lego League.

O futebol de robôs é disputado por times com três jogadores. Os robôs-jogadores têm forma de um cubo, com dimensões de até 7,5 cm X 7,5 cm X 7,5 cm, e são comandados diretamente por um programa gravado em computador. Um dos professores orientadores, Wanderson Assis, considera este tipo de evento importante por estimular a pesquisa a partir do desenvolvimento dos robôs. Ele lembra que o futebol de robôs foi introduzido no meio científico com o objetivo de reunir pesquisadores e estudantes e estimular o interesse pela robótica e inteligência artificial. "Mas com o passar do tempo, percebeu-se que a disputa contribui para o desenvolvimento de tecnologias que podem ser utilizadas em ampla variedade de aplicações", afirma.

O professor explica que, na Mauá, as pesquisas relacionadas ao futebol de robôs são desenvolvidas por um grupo de alunos e professores que fazem parte do projeto de iniciação científica "Desenvolvimento de Robôs Autônomos". Na Robótica 2007 a instituição mostrará as suas duas últimas gerações de robôs jogadores de futebol, construídos em 2005 e 2006.

Mais robôs

No estande da Mauá, localizado no Salão de Robôs, estarão expostos vários robôs, entre eles um da categoria Advanced, que constrói torres utilizando pequenos blocos com tamanho e cor padronizados e que se utiliza de um sistema de visão computacional para se desviar de obstáculos distribuídos aleatoriamente. Os visitantes poderão conhecer ainda um outro robô, também desenvolvido na Mauá, capaz de encontrar o caminho de saída de um labirinto.

Serviço

Salão Internacional da Robótica e Inteligência Artificial, de 11 a 15 de abril de 2007 no Centro de Exposições de Imigrantes.
Horário de funiocnamento: das 13h às 21h (quita e sexta-feira); das 10h às 20h (sábado e domingo). O ingresso custa R$20,00.