Fonte: Max Press
Fotos: Max Press
A General Motors do Brasil iniciou oficialmente na última segunda-feira (08/09/2008), as obras de terraplenagem, para a instalação de sua nova fábrica de motores e componentes automotivos, em um terreno no município de Joinville (SC). Pelo cronograma da empresa, esta é a primeira etapa das obras civis de construção da unidade catarinense da GM.
As obras de terraplenagem, que serão concluídas em aproximadamente quatro meses, absorvem 85 funcionários, todos já contratados pela Cesbe Engenharia e Empreendimentos, empresa tradicional neste tipo de atividade no Estado de Santa Catarina, onde executou diversas obras para o governo estdual e também para vários municípios catarinenses.
Projeto fundamental
Bastante moderna, a nova unidade industrial absorverá investimentos totais de aproximadamente R$ 350 milhões e começará a produzir a partir do quarto trimestre de 2009. Ela possibilitará a contratação de cerca de 500 trabalhadores diretos e indiretos dentro do Complexo Industrial, além da geração estimada de outros 1.300 empregos indiretos.
A nova fábrica, segundo Pinheiro Neto, será instalada em uma localização privilegiada. Ele acrescenta que a cidade de Joinville oferece uma excelente infra-estrutura e uma mão-de-obra bastante qualificada. Quanto à capacidade instalada da nova fábrica, ela produzirá 120 mil motores e 50 mil cabeçotes por ano e, quando estiver em atividade, funcionará em três turnos de trabalho.
Cronograma da nova fábrica
O início das obras foi possível depois de cumpridas algumas exigências, a exemplo da licença ambiental concedida pela FATMA – Fundação do Meio Ambiente -, a licença ambiental à General Motors do Brasil, e mais recentemente, a emissão do alvará de execução de terraplenagem, por parte da Prefeitura Municipal de Joinville. A fase de terraplenagem implicará no corte de 55 mil metros cúbicos de terra e na realização de um aterro de 160 mil metros cúbicos.
Pinheiro Neto diz que, pelo cronograma montado, até o fim de outubro podem ser iniciadas as obras para construção do prédio principal de manufatura. Na seqüência, estão previstas também as obras de terraplenagem nas áreas da sub-estação de energia, de utilidades, vias internas, estacionamento dos funcionários, recebimento de materiais e estação de tratamento de efluentes.
A nova unidade da GM ocupará uma área total de 500 mil metros quadrados e a fábrica propriamente dita e suas facilidades auxiliares totalizarão uma área de 73 mil metros quadrados. A exemplo das demais unidades da empresa no Brasil, a nova fábrica também está totalmente em linha com a política mundial de preservação ao meio ambiente. No novo espaço, para se ter idéia, uma área de 220 mil metros quadrados de área verde será totalmente preservada.
A produção originada da fábrica de Joinville se destinará inicialmente para os veículos produzidos no Complexo Industrial Automotivo da GM em Gravataí (RS) e também no Complexo Industrial Automotivo de Rosario, na Argentina.
Cronograma de contratações
Além da absorção dos 85 funcionários por meio da empresa Cesbe e de um técnico em segurança no trabalho, para a supervisão das obras civis a serem feitas pelas empreiteiras contratadas, a GM de Joinville concluirá, ainda neste mês de setembro, a contratação de três engenheiros para a unidade catarinense.
A segunda etapa de admissões ocorrerá em dezembro de 2008, com o início do processo de recrutamento e seleção dos funcionários das áreas administrativa, manutenção e controle de qualidade.
Finalmente, a terceira etapa ocorrerá em maio de 2009, igualmente com o processo de recrutamento e seleção dos funcionários para a área produtiva da fábrica da GM. A inclusão de currículos é feita por meio do site
www.chevrolet.com.br, onde há um link específico para os candidatos às vagas da futura fábrica de Joinville. O acesso é feito na área ‘Trabalhe Conosco’, localizada na parte superior do homepage do site.