Usinagem 2008 cresce 20% em área de exposição


Realizado de 6 a 8 de outubro, no Expo Center Norte, a 5ª edição da Feira e Congresso Usinagem 2008 reúne usuários do processo, fabricantes e fornecedores de máquinas-ferramenta, ferramentas, fluidos de corte, acessórios, periféricos, hardware, software, indústrias automobilísticas, autopeças, aeronáutica, ferramentarias, consultores, pesquisadores, importadores e prestadores de serviços para discutir e disseminar o que há de mais atual no campo da tecnologia de usinagem e afins.

O evento é organizado pela Reed Exhibitions Alcantara Machado em parceria com a Aranda Eventos. Segundo Evaristo Nascimento, diretor de feiras da Reed Exhibitions Alcantara Machado, "estão sendo implementadas novas ferramentas de marketing, dentro de uma ótica mundial de feiras de negócios”.

Com a expectativa de receber cerca de 130 expositores nacionais e internacionais, distribuídos em 10 mil metros quadrados de área, a organização estima receber aproximadamente 8 mil visitantes do Brasil e exterior.

"Tivemos um crescimento de 20% na área de exposição em relação a 2006", comenta Monica B. Carpenter Ferreira, gerente da Aranda Eventos. "Importantes empresas do setor, como DebMaq, Mello, Zema, Ergomat, Taurus / Wotan,  Intertech, AtlasMaq , Milacron, Fobrasa, Andorinha, Cosa, Iscar, Aços Villares e Castrol já confirmaram presença", completa Liliane Bortoluci, show manager da Reed Exhibitions Alcantara Machado.

Dados do mercado

Uma das indústrias que mais consome máquinas-ferramenta no Brasil é a automotiva. De acordo com a Câmara Setorial de Máquinas-Ferramenta da Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), pesquisas mostram que 66% das indústrias automobilísticas deverão comprar máquinas no transcorrer deste ano, visto que o setor espera um aumento de pelo menos 8,9% na produção de veículos.

"Já temos previsões de um crescimento de 10% do faturamento no nosso setor", comemora Roberto Schaefer, presidente da Câmara. Segundo ele, o faturamento do segmento de máquinas-ferramenta em 2007 foi de R$ 2,1 bilhões. Para este ano, estima-se R$ 2,3 bilhões.

Os principais produtos para o setor automotivo são as máquinas com aplicações no chamado sistema "powertrain", que é representado pelo motor e caixa de transmissão que, em última palavra, são os responsáveis por gerar e transmitir a força necessária para movimentar o veículo.

Atualmente, as montadoras estão investindo pesadamente neste segmento de produção, porém, saindo do tradicional sistema de máquinas transfer e partindo para sistemas de produção mais flexíveis, nos quais em sua grande maioria são utilizados os centros de usinagem. De maneira geral, na fabricação dos variados componentes de um automóvel são utilizados centros de usinagem, tornos, retíficas, brunidoras, prensas e máquinas especiais.

Congresso

Com a realização simultânea de várias palestras, o Congresso Usinagem possui uma programação abrangente e totalmente voltada para as necessidades concretas dos profissionais da área, incluindo apresentação de trabalhos técnicos, estudos de casos, painéis de debates, análise de novas tecnologias e soluções.

Entre as seções previstas, estão:

• Processos de usinagem
• Torneamento, fresamento, retificação, eletroerosão, furação/rosqueamento, corte de engrenagens, não-convencional
• Manuseio, preparação e estocagem do material
• Ferramentas de corte
• Dispositivos, acessórios e periféricos
• Medição
• Software



Serviço:

Feira e Congresso Usinagem 2008

Data: 5 a 8 de outubro
Horário: Feira - 12h às 20h / Congresso – 9h às 18h
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Azul - São Paulo
Visite o site do evento www.arandanet.com.br/eventos/2008usinagem/index.html

Tópicos: