Cliente chinês da Vale quer dobrar produção

Fonte: Folha online - 04/04/07

O grupo siderúrgico Baosteel, maior produtor de aço da China e o maior cliente no país do minério de ferro brasileiro, por meio da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), anunciou planos para dobrar até 2012 sua produção atual, afirma nesta terça-feira a imprensa estatal chinesa.

Segundo o plano anunciado pela Baosteel, a empresa quer produzir 50 milhões de toneladas de aço até 2012, informa a agência de notícias Xinhua.

O grupo quer aumentar em 2007 a produção de aço bruto para 23,27 milhões de toneladas --no ano passado a quantidade foi de 21,74 milhões de toneladas--, e estima que sua capacidade de produção anual chegue a 30 milhões de toneladas até 2010.

Desta forma, a Baosteel se tornaria uma das três maiores produtoras de aço no mundo. Os planos de crescimento da empresa chinesa poderão significar um maior volume de compras de minério de ferro do Brasil.

O minério de ferro é, depois da soja, o maior produto de exportação brasileira para a China, por meio da CVRD, a maior produtora mundial da matéria-prima.

Nos primeiros nove meses de 2006, a Vale vendeu 20,438 milhões de toneladas de minério de ferro e pelotas para a China, o que representou 28,1% do total das vendas da empresa no período.

A China foi em 2005 o principal cliente da CVRD, ao importar 56,5 milhões de toneladas de minério de ferro (22,4% do total de vendas da companhia brasileira).

A agência Xinhua não dá maiores detalhes sobre a estratégia de crescimento da produção da Baosteel, mas analistas prevêem que o planejamento inclua novas aquisições.

Em janeiro, a Baosteel comprou 69,61% da Xinjiang Bayi Iron and Steel, no noroeste da China. Pequim anunciou que vai obrigar o setor a promover reestruturações, o que beneficiará a expansão de grandes grupos em detrimento de pequenas siderurgias.

O grupo registrou em 2006 vendas no valor de US$ 20,2 bilhões, em um aumento anual de 24,6% no quesito. O lucro líquido anual subiu 2,7% na ocasião, para US$ 1,6 bilhão.