Imagens: Castrol
A Castrol utiliza a tecnologia
Molub-Alloy em seus lubrificantes de Alta Performance. Com ação combinada de aditivos químicos especiais e micro partículas de lubrificantes sólidos, é composta de 8% de sólidos e 3 % de Bissulfeto de Molibdênio. Esta tecnologia é uma exclusividade da Castrol.
Normalmente os lubrificantes convencionais e especiais, que recebem aditivação de sólidos, possuem grãos com granulometria entre 1 a 2,5 microns, dificultando seu alojamento nos vales da rugosidade encontradas nas superfícies em atrito.
Sólidos
de 1 a 2,5 microns de 0,1 a 0,2 microns
Na tecnologia Molub-Alloy, estas partículas de sólidos são moídas tornando sua granulometria dez vezes menor, ou seja, entre 0,1 a 0,2 microns. Isso facilita o preenchimento dos vales da rugosidade e faz com que a superfície torne-se regular, distribuindo melhor a carga, reduzindo a temperatura de atrito, aumentando a vida útil das superfícies em atrito e prolongando a vida do lubrificante - obtendo-se assim maiores intervalos de relubrificação.
A performance desta tecnologia pode ser notada na figura abaixo, onde as micro partículas de Molub-Alloy estão se alojando no vales da rugosidade das superfícies em atrito, dando-lhes planicidade e proteção. O que resulta em menor índice de atrito, maior capacidade de suportar cargas e maiores intervalos de lubrificação.
Preenchimento dos vales com a tecnologia Mobub-Alloy
* Este material foi elaborado pelo Departamento Técnico da Castrol Brasil - texto de Elias Fiorotto.
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