Biocombustível é bode expiatório, diz comissária da UE

Foto: Divulgação

Os biocombustíveis estão sendo usados como "bode expiatório" para explicar o repentino aumento dos custos dos alimentos, afirmou hoje a comissária agrícola da União Européia, Mariann Fischer Boel. "Os preços dos cereais caíram pela metade em termos reais desde 1975, mas agora estão subindo, e as pessoas estão preocupadas", disse ela. "A enxurrada de comentários da mídia sobre os biocombustíveis tem se tornado maior e maior, e chegou a um ponto em que agora é difícil ouvir um debate real sobre o assunto", acrescentou.

Segundo ela, representam influências maiores sobre os preços fatores como aumento da demanda por parte de países emergentes, o clima adverso que reduziu a produção global nas duas últimas temporadas e o crescimento do interesse especulativo.

Análises da comissão mostram que a meta do bloco para que cada país membro adote uma mistura de 10% de biocombustíveis até 2020 não irá pressionar excessivamente os recursos de terra para o mercado de alimentação e de ração.

De acordo com essas análises, os aumentos de produtividade irão gerar um adicional de 34 milhões de toneladas de cereais até 2020. A comissão também espera que combustíveis de segunda geração correspondam a 30% da demanda por biocombustível do bloco até 2020. As informações são da Dow Jones.