A Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizará de 26 de março a 25 de maio a Exposição 200 Anos da Indústria no Brasil. A mostra, que ocupará uma área de 1.250 metros quadrados do Museu do Automóvel, em Brasília, é composta por 252 peças representativas da história da indústria. São máquinas, objetos de decoração, roupas, carros, obras de arte, filmes, fotografias e outros, cedidos por colecionadores particulares, museus brasileiros e estrangeiros.
As peças revelam as mudanças ocorridas na indústria ao longo de dois séculos e as transformações dos costumes e dos hábitos da população, desde a chegada da Família Real ao Brasil. "A indústria é resultado da cultura e, por isso, não se pode separar o desenvolvimento industrial da evolução cultural", afirma o curador da exposição, Julio Heilbron.
Dividida em 10 módulos, a mostra contextualiza o processo de industrialização brasileiro. A linha do tempo foi definida por uma equipe de 12 consultores, que trabalham nas áreas de história do Século 19, recuperação de documentos, pesquisa, cinema e fotografia, além de integrantes da Marinha e da Aeronáutica.
Para receber a exposição, o Museu do Automóvel está em reformas desde 15 de janeiro. Ganhou pintura e piso novos e terá quase toda a área externa revitalizada para a instalação de tendas que servirão de apoio à mostra. A exposição, com entrada gratuita, será aberta ao público a partir de 26 de março.
Tear de madeira é uma das atrações da Exposição 200 Anos de Indústria no Brasil
Serviço
Exposição 200 Anos da Indústria no Brasil.
Quando: de 26 de março a 25 de maio de 2008.
Onde: Museu do Automóvel - Brasília (DF).
Horário de visitação do público: das 9h às 20h, a partir de 26 de março.
Entrada gratuita.