Interplast consolida setor e fomenta negócios no Estado

Foto: Divulgação

Santa Catarina abriga algumas das maiores indústrias de produtos plásticos do hemisfério sul. Na região Norte estão os grandes fabricantes de produtos para construção civil e peças técnicas, além do maior pólo de produção de moldes e ferramentas para transformação de plásticos.

De acordo com o Sindicato da Indústria de Material Plástico de Santa Catarina (Simpesc), isto se deve ao aproveitamento da excelência das escolas técnicas que preparam mão-de-obra qualificada pelo setor plástico catarinense, da disponibilidade de matérias-primas, do crescente mercado local e da região, tanto que tem destaque há 10 anos no ranking nacional de transformação, ocupando o segundo lugar.

Para consolidar sua expressiva presença no estado, mais de 400 empresas participarão da Interplast 2008 – Feira e Congresso Nacional de Integração da Tecnologia do Plástico – que ocorre entre os dias 25 a 29 de agosto, prometendo novidades. Organizada pela Messe Brasil Feiras & Promoções, a Interplast é realizada pelo Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado de Santa Catarina (Simpesc).

Além de produtos tradicionais (tubos, conexões, peças plásticas, brinquedos etc.), o setor plástico vem investindo em novas tecnologias, como produtos desenvolvidos à base de nanotecnologia, com polímeros avançados, entre outros.

Economia impulsiona crescimento do setor

Em 2006 o setor plástico faturou cerca de R$ 4,9 bilhões, com consumo de resinas da ordem de 900 mil toneladas. Em 2007 o crescimento projetado foi de 15%, ultrapassando 1 milhão de toneladas.

Com o incremento na construção civil, no setor automobilístico, embalagens, entre outros, a tendência para 2008 é que a indústria de plásticos em Santa Catarina fique acima da média nacional. Segundo o secretário executivo do Simpesc, Vernon Campos, espera-se aproximadamente 10% de crescimento no consumo de resinas neste ano.

Ele ainda acrescenta: “os setores de construção civil e peças técnicas estão em um ótimo momento. Mas o segmento de embalagens para alimentos, embalagens industriais, descartáveis também estão bastante dinâmicos”.

Vale lembrar que o plástico é um dos materiais que apresenta maior volume de novas aplicações, tendendo a substituir componentes para baratear custos e melhorar o desempenho e qualidade.

Serviço

Interplast 2008 – Feira e Congresso Nacional de Integração da Tecnologia do Plástico
Data: 25 a 29 de agosto
Local: Megacentro Expoville - Joinville/SC
Organização: Messe Brasil Feiras & Promoções
Tel.: (47) 3451-3000.
E-mail: [email protected]
Site: www.interplast.com.br

Tópicos: