Abertas inscrições de empresas para o 16º Venture Forum Finep


Os interessados em participar devem fazer seu cadastro até o dia 13 de fevereiro

Empreendedores inovadores já podem se cadastrar no processo de seleção para o 16º Venture Forum Finep, evento que ocorre de 14 a 16 de abril, no Hotel Sofitel, em Copacabana, no Rio de Janeiro. Durante o encontro, empresários terão a oportunidade de apresentar negócios promissores a alguns dos principais investidores do país.

Promovida pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) desde 2000, a série já viabilizou investimentos em 42 empresas brasileiras de base tecnológica, em um montante de R$ 160 milhões. No total, foram apresentados 153 empreendimentos, selecionados entre cerca de 2000 candidatos.

Os interessados em participar da próxima edição devem se cadastrar até o dia 13 de fevereiro no Portal Venture Capital Finep, no link ‘Cadastro de Empreendedores’. Antes, porém, é importante ler atentamente as instruções para cadastramento e os critérios de seleção. Assim, o empreendedor conhecerá o funcionamento do Fórum e poderá identificar se o perfil de sua empresa se enquadra nos objetivos do evento.

A etapa seguinte ao cadastramento é a pré-seleção dos projetos, realizada por uma equipe especializada da Finep. Após este primeiro filtro, os empreendimentos pré-qualificados são convidados a se apresentar à banca de seleção do evento, composta por analistas especializados da Finep, consultores do mercado e investidores. São eles que definem quais empreendimentos irão efetivamente participar do Venture Forum.

As selecionadas passam então por um período de dois meses de treinamento promovido pela Finep, no qual serão abordadas questões tecnológicas, mercadológicas e financeiras dos empreendimentos, além do aperfeiçoamento das apresentações aos investidores.

Para Valdemar Stelita, sócio da Novo Filme, empresa que já recebeu investimento e participou do 9º Venture Forum, o treinamento promovido pela Finep é fundamental para o sucesso das negociações. "A Finep nos ensina a falar a língua do investidor. Aprendemos a transmitir de forma clara as vantagens de nosso empreendimento", explica.

O 16º Venture Forum Finep ocorre paralelamente ao Congresso ABVCAP 2008, principal evento promovido pela Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital.