Preços são menores nas compras pela internet


O consumidor brasileiro paga menos nas compras pela internet. Comparação feita entre os índices do comércio virtual (e-flation) e o varejo convencional (Fipe) mostra grande diferença na variação dos preços registrada nos dois ambientes.

Enquanto o comércio tradicional acusava uma queda, nos últimos 12 meses, de 3,17% nos preços dos mesmos produtos vendidos no mundo virtual, o varejo on-line comemora a baixa de 13,07% no mesmo período.

Para Patrícia Vance, coordenadora da pesquisa do Programa de Administração de Varejo (Provar) da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP), a operação virtual é mais barata que o comércio tradicional, o que permite oferecer preços melhores.

Para Romero Rodrigues, fundador do Buscapé, site de comparação de preços na internet, a possibilidade de fazer cotação on-line deu ao consumidor um poder que antes ele não tinha: o acesso à informação. "Ninguém informava preço por telefone para poder comparar", diz.