Feira do setor metalmecânico terá rodada de negócios

Foto: Elias Eberhardt

Organizadores esperam mais de 100 empresas na feira de Venâncio Aires (RS)


A quinta edição da Feira de Integração Industrial e Comercial do Setor Metamecânico – Expometal, que ocorre de 30 de abril a 11 de maio de 2008, em Venâncio Aires (RS), município distante 128 quilômetros de Porto Alegre, reserva um espaço especial para os 20 pequenos negócios integrantes do Comitê Metalmecânico do município. São mil metros quadrados para estandes e a exposição de seus produtos.

A organização da feira também definiu o dia 8 de maio para a realização da Rodada de Negócios – reunião de negócios –, que será organizada pelo Sebrae gaúcho. Cerca de 100 empresas de todos os portes devem participar da ação.

Na ultima edição da rodada, em 2006, pesquisa realizada no fim do evento com empresários indicou um volume de negócios, para os 12 meses seguintes, em torno de R$ 1,2 milhão.

O faturamento das empresas de metalurgia e de refrigeração representaram 15% do Produto Interno Bruto de Venâncio Aires, segundo apuração dos índices de atividades econômicas da Receita Estadual. Com um mercado em franco crescimento, tanto em âmbito nacional quanto internacional, o setor metalmecânico garante um grande número de empregos no município.

De acordo com o técnico do Sebrae/RS Clóvis Glesse, a entidade incentiva o crescimento do setor metalmecânico em todo o Estado, por meio de capacitações, cursos, workshops, palestras e ações de prospecção de mercado.

"A boa notícia é que o setor, no município, ao buscar maior visibilidade, vem se constituindo em um pólo referencial para Venâncio Aires e para o Estado", avalia.

A 5ª edição da Expometal reúne empreendimentos de micro, pequeno, médio e grande portes do setor metalmecânico dos vales do Taquari e do Rio Pardo.

"É importante para a região e para o Estado termos um espaço para as metalúrgicas e empresas de usinagem e de solda, entre outras, mostrarem seus produtos e serviços", diz Vilmar de Oliveira, da Venax Eletrodomésticos, que espera um incremento nas vendas de sua empresa.

Empresários do setor metalmecânico da região se organizam para repetir a feira com o mesmo sucesso obtido em anos anteriores. "A expectativa do Comitê para 2008 é de aumentarmos significativamente a participação de empresas e o volume de negócios em comparação com anos anteriores", informa o presidente do Comitê Metalmecânico de Venâncio Aires, Leandro Pires, sócio da empresa Multserv.

A Expometal será realizada juntamente com a 10ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) no Parque Municipal do Chimarrão em Venâncio Aires. O evento reúne exposições industriais, comerciais, de agropecuária, artesanato e atrações como rodeio estadual de cavalo Crioulo.

Venâncio Aires possui indústrias de beneficiamento de fumo, fábricas de móveis, fogões, motores, tratores, refrigeração, bicicletas, bolas de futebol, calçados, vestuário, entre outras. O plantio de fumo, milho, arroz, mandioca, feijão e erva-mate estão entre os destaques do setor agrícola, um dos pontos fortes da economia.

Serviço

Assessoria de Comunicação do Sebrae/RS - (51) 3216-5182 e (51) 3216-5123
Central de Atendimento ao Cliente do Sebrae/RS - (51) 3216-5006
Sebrae Vales do Taquari e do Rio Pardo - (51) 3710-1697.