Notícias
A multinacional finlandesa Valmet avança com a construção de sua nova unidade industrial em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG), dedicada à produção de elementos filtrantes para aplicações industriais. A obra, que já está com 50% concluída, faz parte de um plano de expansão previamente anunciado e deve ser finalizada no segundo semestre de 2025. A nova planta substituirá a atual unidade localizada no bairro Olhos D’Água, em Belo Horizonte, e promete ampliar significativamente a capacidade de produção da empresa no país.
Com 12 mil metros quadrados de área construída, a unidade deve aumentar a produção da Valmet em 34% já no primeiro ano de operação, podendo alcançar até 2,5 milhões de metros quadrados de elementos filtrantes nos próximos anos. Os produtos atendem setores como mineração, indústria química, papel e celulose — este último, inclusive, onde a empresa afirma liderar o fornecimento de telas para o processo de caustificação na América do Sul. A nova planta também permitirá a internalização de todo o processo produtivo, do processamento da matéria-prima até o produto final.
“Com a nova infraestrutura e novos equipamentos teremos maior capacidade e maior controle dos processos produtivos, com o objetivo de aprimorar o nível de atendimento aos clientes em termos de capacidade e agilidade nas entregas, qualidade e desenvolvimento de novos produtos. Tudo isso com máxima confiabilidade e desempenho otimizado nos processos de filtração. Vamos incorporar todo o ciclo produtivo dos elementos filtrantes na nova unidade, desde a matéria-prima até a entrega do produto acabado”, explica o gerente de operações da Valmet, José Luiz Rodrigues.
Além do ganho em escala, a Valmet aposta em uma infraestrutura mais moderna e automatizada para aprimorar o controle dos processos e reduzir o tempo de entrega ao cliente. A empresa destaca que os tecidos técnicos utilizados na filtração industrial exigem precisão e repetibilidade, características que devem ser reforçadas com os novos equipamentos e o layout integrado da fábrica.
Continua depois da publicidade |
A unidade em construção também incorpora soluções voltadas à eficiência energética e à redução de emissões. Um dos destaques é a substituição do sistema de aquecimento da calandra, que deixará de usar gás natural para adotar uma solução elétrica. A planta foi projetada para melhor aproveitamento da luz natural e deve contribuir para a redução de deslocamentos logísticos, diminuindo a emissão de poluentes.
Hoje, a unidade da Valmet em Minas Gerais gera em torno de 145 empregos diretos, dos quais 25 foram contratados recentemente como parte do projeto de expansão. “No momento, temos 14 vagas abertas para contratação nos setores de Produção e Logística. Em alguns anos o número de empregos diretos deve saltar para aproximadamente 250 postos de trabalho diretos”, explica o gerente.
Gostou? Então compartilhe:
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa