Notícias
A Trombini, uma das três maiores empresas do setor de embalagens de papelão ondulado do Brasil, acaba de concluir um investimento de R$ 350 milhões na ampliação e modernização de sua fábrica em Fraiburgo (SC). Com a iniciativa, a capacidade produtiva da empresa crescerá 36%, consolidando sua presença no mercado nacional e ampliando sua atuação no Mercosul.
“A nova planta representa um avanço estratégico para a companhia. Investimos em tecnologia de ponta, práticas sustentáveis e segurança alimentar para aprimorar a eficiência e a qualidade dos nossos produtos e serviços”, afirmou Marcelo Natividade, superintendente industrial da Trombini, em entrevista exclusiva ao Brazil Economy.
Com outras duas unidades industriais no Paraná e no Rio Grande do Sul, a empresa optou por expandir sua operação em Fraiburgo como parte de uma estratégia para fortalecer sua logística e se aproximar dos principais polos consumidores da região Sul. A nova estrutura também permitirá uma produção mais sustentável, com reaproveitamento de insumos renováveis e redução na emissão de poluentes.
A fábrica conta com tecnologia de automação avançada, proporcionando um ganho de eficiência de até 30% no processo de conversão de papelão ondulado. Equipamentos de última geração, fornecidos por empresas como a alemã BHS e a suíça Bobst, foram incorporados para otimizar a operação. Além disso, melhorias na gestão logística e no monitoramento de rotas contribuem para uma distribuição mais ágil e eficiente.
Continua depois da publicidade |
A modernização também teve impacto positivo na geração de empregos. Atualmente, a unidade opera com 180 colaboradores em dois turnos, mas já há planos de expansão para três turnos até o segundo semestre de 2025, elevando o quadro para 220 funcionários. A capacidade de produção será ampliada para 60 milhões de m² de produtos por mês.
Os itens fabricados na planta incluem chapas de papelão ondulado em diferentes configurações, caixas de papelão nos formatos corte e vinco e modelos com impressão FFG (flexo folder glue). Esses produtos atendem a uma ampla gama de setores, como alimentício, automotivo, moveleiro, cerâmico, construção civil, bebidas, higiene e limpeza.
A sustentabilidade é um dos pilares da nova operação. A integração com a unidade de Celulose e Papel permite um alto nível de reaproveitamento de aparas de papel e papelão, reduzindo o desperdício e fortalecendo o compromisso ambiental da empresa. Atualmente, cerca de 80% dos produtos que a Trombini coloca no mercado são recicláveis, e a empresa processa aproximadamente 27 mil toneladas de aparas por mês.
Gostou? Então compartilhe:
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa