Notícias
O Grupo Descartes Systems, líder global em conectar negócios intensivos em logística no comércio, divulgou os resultados do estudo sobre o que as empresas estão fazendo para superar os crescentes desafios do supply chain global. A pesquisa revela que 74% dos líderes do supply chain e logística entrevistados consideram a tecnologia fundamental ou altamente importante para a estratégia de crescimento de suas organizações diante dos desafios do comércio global, como tarifas e barreiras comerciais, interrupções e instabilidade geopolítica. Esse percentual sobe para 88% entre as empresas que esperam crescer mais de 15% nos próximos dois anos. Além disso, 59% veem a tecnologia como extremamente ou muito importante para obter vantagem competitiva no comércio internacional.
Quando questionados sobre quais capacidades tecnológicas devem impulsionar o crescimento dos negócios e oferecer uma vantagem competitiva às empresas envolvidas no comércio internacional, 36% dos entrevistados apontaram a inteligência de comércio global como a principal tecnologia para agregar valor nos próximos dois anos. Em seguida, foram citadas as análises de comércio global (27%) e o mapeamento do supply chain (26%).
Os resultados também mostraram que os entrevistados de todos os setores concordam que a inteligência de comércio global é a tecnologia mais relevante para agregar valor nos próximos dois anos. Isso inclui setores como manufatura (40%), atacado e distribuição (44%), finanças e seguros (38%) e varejo (30%).
“Para empresas de diferentes setores, o comércio global se tornou muito mais complexo, trazendo novos desafios para as operações tradicionais”, afirmou Jackson Wood, diretor de Estratégia da Indústria na Descartes. “À medida que as empresas enfrentam tarifas e barreiras comerciais, instabilidade geopolítica, interrupções no supply chain e requisitos de compliance, as ferramentas tecnológicas podem ajudá-las a aumentar a agilidade e a resiliência, tornando-as mais competitivas”, aponta o executivo.
Continua depois da publicidade |
A Descartes e a Sapio Research entrevistaram 978 líderes de inteligência do supply chain em países estratégicos para o comércio global na Europa, América do Norte e do Sul e Ásia-Pacífico. O objetivo foi entender as estratégias, táticas e tecnologias adotadas por empresas que atuam no comércio internacional para obter vantagem competitiva e garantir o crescimento dos negócios, além de identificar como esses fatores variam de acordo com país, setor, porte da empresa e ritmo de crescimento.
Os entrevistados ocupam cargos de liderança, desde gerentes até CEOs ou proprietários. Para saber mais, acesse o estudo.
*Imagem de capa: Depositphotos.com
Gostou? Então compartilhe:
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa