A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) é a grande vencedora do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica, na categoria Processo, com o Programa Interdisciplinar de Pesquisa de Utilização Agrícola do Lodo de Esgoto. O anúncio dos vencedores nas seis categorias foi feito no final da tarde desta quarta-feira (12), no Palácio do Planalto, em Brasília. O presidente da República em exercício, José Alencar, entregou o troféu para o presidente da Sanepar, Stênio Jacob, e o gerente da Assessoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Sanepar, engenheiro agrônomo Cleverson V. Andreoli, coordenador das pesquisas.
“É sempre um grande orgulho para a Sanepar e os paranaenses receber um destaque nacional em função de um trabalho de equipe, de pesquisa, que mereceu o Prêmio justamente pela sua utilidade prática, diretamente relacionada a uma das principais atividades do nosso Estado, que é a agricultura”, disse o presidente da Sanepar. Segundo ele, essa premiação deve ser dividida também com a Secretaria do Estado da Agricultura e Emater, por terem se somado à Sanepar no desenvolvimento desse processo.
Outro aspecto que merece destaque, segundo Stênio, é a vertente ambiental do projeto vencedor por dar uma destinação final do lodo de esgoto de forma útil, contribuindo para a melhoria da produtividade agrícola no Paraná. O presidente da Sanepar afirma que o secretário da Agricultura, Valter Bianchini, vai estender o programa do uso agrícola do lodo de esgoto a todo o Estado.
Os estudos do projeto de utilização agrícola do lodo de esgoto tiveram início há cerca de 20 anos e hoje beneficiam mais de 100 produtores rurais no Paraná. Já foram aplicados 75 mil toneladas do produto, em cerca de 1.500 hectares de áreas cultivadas com milho, feijão, soja e grama, resultando em ganhos médios de produtividade entre 30% e 40%.
Para o coordenador das pesquisas, engenheiro agrônomo Cleverson V. Andreoli, da Sanepar, a grande importância de receber o Prêmio é a visibilidade que vai ter a disposição do lodo, o que vai garantir a perspectiva de continuidade das pesquisas e um forte incentivo à implementação prática dos resultados dos estudos. O Programa foi desenvolvido com a participação de mais de 200 pesquisadores de 27 instituições, como a Universidade Federal do Paraná (UFPR), PUC-PR, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Senai-Cetsam, Emater, Tecpar e Embrapa, além das principais universidades de nove Eestados de todas as regiões do país.
A Sanepar concorreu com outros 114 projetos. O presidente em exercício, José Alencar, ressaltou a importância do Prêmio Finep para fomentar a inovação tecnológica no país. “A inovação tecnológica deve estar presente nas empresas, sem perder de vista a qualidade, a aplicabilidade das pesquisas, com atenção especial à competitividade das empresas. O Brasil precisa ser cada vez mais competente”, afirmou.
Principal premiação para a pesquisa do Brasil, este Prêmio é promovido pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia. Também estavam presentes na premiação o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Machado Rezende; e o presidente do Finep, Luiz Manoel Ribeiro Fernandes. A diretora de Meio Ambiente da Sanepar, Maria Arlete Rosa, acompanhou a solenidade.
Gostou? Então compartilhe: