Fundição Ciron recebe R$ 87,8 milhões do BNDES para planta pioneira no Brasil

Nova fábrica em Alvorada, RS, promete substituir importações com componentes fundidos inovadores e eficiência alinhada à Indústria 4.0

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de R$ 87,8 milhões para a Fundição Ciron Ltda., visando a construção de uma planta inovadora em Alvorada, Rio Grande do Sul. O projeto, financiado pelo programa BNDES Mais Inovação, marcará a introdução de um processo de fundição inédito no Brasil, com potencial para atender setores como agroindústria, construção civil, automotivo e energético, substituindo importações e aumentando a competitividade nacional.  

Com capacidade para produzir até 7.500 toneladas mensais de peças de ferro fundido, a nova unidade contará com 32,9 mil metros quadrados de área construída. O espaço incluirá linhas de produção modernas, além de instalações de suporte como centrais de resíduos, químicos e resinas. A operação também trará avanços significativos em eficiência energética, segurança e flexibilidade produtiva, elevando a qualidade dos produtos e ampliando a presença da Ciron no mercado internacional.  

Segundo nota do BNDES, durante a construção, prevista para ser concluída em abril de 2027, o projeto criará 97 empregos diretos e 300 indiretos. Após o início das operações, serão gerados 150 postos de trabalho diretos. 

*Imagem de capa: Depositphotos.com